Bola Preta comemora 100 anos com parabéns e multidão no carnaval do Rio

O Cordão da Bola Preta abriu oficialmente o carnaval do Rio de Janeiro na manhã deste sábado com parabéns, marchinhas e mais de 1 milhão de foliões

O sábado de carnaval (10) tem clima de aniversário no Rio de Janeiro. Nesta manhã, desde às 10h, o Cordão da Bola Preta leva uma multidão para as ruas do centro da cidade com direito a parabéns. O tradicional bloco, que abre oficialmente o carnaval carioca, completa 100 anos em 2018. 

Leia também: Galo da Madrugada comemora 40 anos de história neste sábado

Leandra Leal carrega a bandeira do Cordão do Bola Preta
Foto: Tania Rego / Agencia Brasil
Leandra Leal carrega a bandeira do Cordão do Bola Preta


Para dar início ao desfile, puxadores e multidão cantaram um parabéns simbólico para o Bola Preta , fundado em 1918 e o último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam no Rio de Janeiro, no início do século 20. Depois foi a vez de Cidade Maravilhosa, praticamente um hino carioca e a Marcha do Cordão da Bola Preta, composta Nelson Barbosa e Vicente Paiva e considerada o hino do bloco.

Logo em seguida, o presidente do Bola, Pedro Ernesto, agradeceu a presença dos foliões. "Sem essa alegria e sem a presença de todos o bloco não estaria vivo", disse Ernesto. Ele ainda agradeceu a presença da madrinha do bloco, a cantoria Maria Rita, e da porta-estandarte, a atriz Leandra Leal, todas em cima do trio.

Logo no começo, segundo a Agência Brasil, já eram 1 milhão de pessoas seguindo o cordão. A expectativa é que o público do Bola chegasse a 1,5 milhão de foliões. Ao todos, são cinco carros de som no desfile pelo centro do Rio. 

Leia também: Selinho de Marcos Harter e Geisy Arruda e mais: confira carnaval dos famosos

Famosos no Bola Preta

Antes mesmo de partir para o desfile, o clima já era de festa. Em sua conta oficial no Instagram, a cantora Maria Rita fez um post mostrando o visual que usaria no Cordão. Ela apostou em um vestido com decote ousado e as coisas do Bola. Na legenda, convidou os foliões para a festa: "Vem pro Bola, meu bem. Uma alegria infernal". 


Leandra Leal também usou as redes sociais neste sábado. Antes da festa ela comemorou por estar presente nos 100 anos do cordão. Já na folia, postou imagens da multidão e também do clima em cima do trio. 

Foto: Reprodução/Instagram/@leandraleal
Leandra Leal e a multidão que acompanha o Cordão do Bola Preta no carnaval 2018 no Rio de Janeiro


Ela também falou à Agência Brasil da emoção que é participar desta festa. "Eu amo carnaval. Para mim, é a melhor época do ano, mais até do que o aniversário ou o Réveillon. Eu emendo, de bloco em bloco. Você vê as pessoas celebrando, sonhando, se divertindo. Você vê a avó pulando junto com os filhos e os netos. Eu acredito na magia do carnaval. E estar aqui no centenário deste, que é o meu bloco desde criança, é especial. Acho que vou chorar muito", dizia Leandra Leal, antes de subir no carro.


Outra famosa no Bola Preta é a atriz Cris Vianna . Ela é a rainha do centenário do bloco. E mais uma vez Selminha Sorisso é a musa do bloco. 


Leia também: Musas do Carnaval! Confira as beldades que brilham na folia

Já o cantor Neguinho da Beija-Flor , padrinho da agremiação, não chegou a tempo do começo do desfile, mas logo recuperou o posto e entoou marchinhas e músicas conhecidas com os foliões. 

Protestos e evangelização

Ao longo do bloco, muitos foliões apostaram em fantasias e outros tantos usarama camiseta para comemorar o centenário do Bola. Na multidão também era possível ver diversos cartazes com mensagens aos políticos e também reliogosos que tentavam envagelizar os foliões. 

Foto: Tania Rego / Agencia Brasil
Cordão da Bola Preta tem muita folia e também cartazes em tom de protesto no carnaval carioca


O carnaval de rua segue a todo vapor neste sábado de carnaval. São diversos blocos espalhados pela cidade além do Cordão do Bola Preta. Na zona sul, por exemplo, que agita a galera é o Bloco da Favorita. Tem também desfile do Bloco das Carmelitas e muitos outros que reúnem diversos estilos, das tradicionais marchinhas, ao funk e sertanejo.