Carnaval: os 10 sambas-enredo mais promissores de 2018

Com os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo batendo na porta, buscamos os sambas que prometem ficar na memória; veja

Na sexta-feira, dia 9 de feveiro, o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, dá o ponta pé nos desfiles das escolas de samba com Independente Tricolor , Peruche , Tucuruvi , Mancha Verde , Tatuapé , Rosas de Ouro e Tom Maior pisando na avenida. No dia seguinte, é a vez da X-9 , Império de Casa Verde , Mocidade , Vai-Vai , Gaviões da Fiel , Dragões da Real e Vila Maria fecharem o carnaval.

Leia também: Carnaval carioca: crise e violência afugentam foliões de desfiles na Sapucaí

Quais são os sambas-enredos mais promissores do carnaval de 2018?
Foto: Divulgação/Riotur
Quais são os sambas-enredos mais promissores do carnaval de 2018?


Depois que as 14 escolas de São Paulo fizerem seu carnaval , será a vez da Marquês de Sapucaí, no Rio, receber as agremiações cariocas do grupo especial. No domingo (11), Império Serrano , São Clemente , Vila Isabel , Paraíso do Tuiuti , Grande Rio , Mangueira e Mocidade se apresentam. Já na segunda-feira (12), Unidos da Tijuca , Portela , União da Ilha , Salgueiro , Imperatriz e Beija-Flor pisam no sambódromo para encerar os desfiles das escolas de samba em 2018.

Leia também: Xand do Aviões fala de carnaval em Brasília: "Me surpreendendo"

Mas com tanta musa, alegoria e fantasia, não podemos esquecer que o samba-enredo é importantíssimo para uma escola consagrar-se campeã. Além disso, eles ficam eternizados e muitos deles lembrados pelos fãs de carnaval anos depois dos desfiles. Por isso, separamos os dez sambas mais promissores da folia deste ano; veja na lista a seguir:

Acadêmicos do Tatuapé

Foto: Robson Fernandjes / LIGASP / Fotos Públicas
Acadêmicos do Tatuapé


"Ô Luar, ô Luar. Deixa a gira girar... Crioula, hoje tem canjerê, feitiçaria, ô jejê - nagô, kaô meu pai xangô". É com esse refrão que a Acadêmicos do Tatuapé, campeã do carnaval passado, promete agitar o sambódromo do Anhembi. A escola conta a história do Maranhão em um samba que promete ficar na cabeça daqueles que acompanharem os desfiles.

Rosas de Ouro

Foto: Paulo Pinto / LIGASP / Fotos Públicas
Rosas de Ouro


Sempre muito forte e com sambas muito bons, a Rosas de Ouro levará para o Anhembi um enredo sobre a vida dos caminhoneiros: "Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro". Será com ele que a escola tentará o título após 8 anos - o último foi em 2010.

Dragões da Real

Foto: Paulo Pinto/Liga SP
Dragões da Real


A Dragões da Real bateu na trave e quase levou o título do grupo especial do carnaval no ano passado, por isso, em 2018 a agremiação vem forte, a começar pelo samba-enredo que está entre um dos melhores. A escola falará sobre a música sertanejo com o enredo "'Minha música, minha raíz. Abram a porteira para essa gente caipira e feliz".

Gaviões da Fiel

Foto: Reprodução/Twitter
Gaviões da Fiel


Dona de muitos títulos (e um samba inesquecível em 1995), mas com um jejum de 15 anos, a Gaviões da Fiel parece ter acertado em seu samba-enredo, que fala sobre os índios Guarus, que habitavam a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo. Será que esse ano eles levam?

Mocidade Alegre

Foto: Claudio Augusto
Mocidade Alegre


Nunca podemos duvidar dos desfiles da Mocidade Alegre, que tem cinco títulos só nos últimos dez anos. A escola fará uma homenagem à Alcione no Anhembi. "A voz Marrom que não deixa o samba morrer" é o nome do enredo da agremiação, que, mais uma vez, vem muito forte.

Leia também: "Chiclete com Banana" muda de vocalista às vésperas do carnaval

Mocidade Independente de Padre Miguel

Foto: Fernando Grilli | Riotur
Mocidade Independente de Padre Miguel


Em 2017, a Mocidade fez um desfile arrasador e, ao lado da Portela, conquistou o título do carnaval do Rio. Neste ano, a escola vem ainda mais forte, começando pelo seu samba-enredo, que promete agitar, mais uma vez a Sapucaí, com o enredo "Namastê... a estrela que habita em mim saúda a que existe em você". Será que teremos um bicampeonato?

Beija-Flor

Foto: Reprodução/TV Globo
Beija-Flor


A Beija-Flor é uma escola que coleciona sambas memoráveis e pode ser que isso se repita com o de 2018. Na voz do intérprete Neguinho da Beija-Flor, a agremiação vem com o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu" na busca pelo seu 14º título. As chances são grandes, mas a concorrência também.

Paraíso do Tuiuti

Foto: Carlos Erbs/AgNews
do Tuiuti


Depois de um 2017 marcado por um grave acidente na Sapucaí, a Paraíso do Tuiuti levantou e fez um samba-enredo que promete agitar o sambódromo, o que é essencial na disputa pelo título. A escola falará sobre a escravidão e tem tudo para ter um ano diferente.

Mangueira

Foto: Reprodução/TV Globo
Estação Primeira de Mangueira


Uma das mais tradicionais escolas do Rio, a Mangueira tentará seu 20º título com o enredo "Com Dinheiro, Ou Sem Dinheiro, Em Brinco". A agremiação ainda promete cutucar o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, em uma parte do samba que fiz "Eu sou Mangueira meu senhor, sou Universal", depois do político cortar verbas às agremiações cariocas.

Imperatriz Leopoldinense

Foto: Tata Barreto/Riotur
Imperatriz Leopoldinense


Para fechar, um samba bem promissor no carnaval de 2018 é o da Imperatriz Leopoldinense, que levará o enredo "Uma noite real no Museu Nacional" para tentar 9º título.