Dez discos essenciais da Tropicália

Nos 50 anos da Tropicália, ouça os dez discos mais icônicos do movimento

Há 50 anos surgia um dos principais movimentos musicais da história do Brasil: a Tropicália. O III Festival de Música Popular Brasileira, em 1967, viu Caetano Veloso , Gilberto Gil e Os Mutantes iniciarem uma etapa da música nacional que é celebrada até hoje.

Leia também: Rita Lee fala sobre estupro, drogas e sua carreira em autobiografia

'Tropicália ou Panis et Circensis' é um dos grandes discos da Tropicália
Foto: Reprodução
'Tropicália ou Panis et Circensis' é um dos grandes discos da Tropicália

Em plena ditadura militar, os artistas enfretaram os preconceitos e a repressão para fazer um movimento trangressor. Veja na lista abaixo 10 álbuns essencias da Tropicália :

"Tropicália ou Panis et Circensis" – Vários artistas

Reunindo Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, o disco é um dos grandes momentos da Tropicália e a grande referência do movimento. Sob a batuta de Rogério Duprat, os artistas gravaram clássicos como  Panis et CircensisBabyHino ao Senhor do BonfimBat Macumba .

"A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado" – Os Mutantes

O terceiro disco do trio paulistano formado por Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee é considerado um dos maiores da história da música brasileira. O álbum traz as faixas  Ando Meio Desligado , Chão de EstrelasHey BoyDesculpe, Babe , entre outras.

"Caetano Veloso" – Caetano Veloso

O álbum de 1968 é o segundo da carreira de Caetano Veloso e um dos mais rico. Outra pedra fundamental da Tropicália, o disco traz músicas cantadas até hoje, como  TropicáliaAlegria, AlegriaSuperbacanaSoy Loco Por Ti, AméricaNo Dia em que Eu Vim-me Embora .

"A Banda Tropicalista do Duprat" – Rogério Duprat

Outro mestre do movimento, Rogério Duprat gravou "A Banda Tropicalista do Duprat" em 1968. O disco foi gravado pela Phillips, mas teve poucas cópias e hoje é uma raridade. Entre as músicas, estão  Canção para Inglês Ver , Cinderela RockfellaChega de SaudadeFlying .

"Gilberto Gil" – Gilberto Gil

Também em 1968, Gilberto Gil lançou seu segundo disco. O álbum é um dos melhores da carreira do cantor baiano e traz Os Mutantes e Torquato Neto. A grande estrela do disco é  Domingo no Parque , uma das músicas mais importantes do movimento. Também estão em "Gilberto Gil"  ProcissãoDomingouFrevo RasgadoMarginália II .

Você viu?

Leia também: 'Funk e sertanejo universitário são a nova Tropicália', diz Caetano Veloso

"Os Mutantes" – Os Mutantes

Antes de "Ando Meio Desligado", Os Mutantes lançaram seu álbum de estreia em 1968. O disco que elevou o trio de adolescentes ao estrelato é outra joia da música brasileira. A tracklist tem clássicos como  Panis et CircensisA Minha MeninaBabyAdeus Maria Fulô .

"Gal Costa" – Gal Costa

O álbum de estreia de Gal Costa saiu em 1969 e é considerado o disco que fechou a Tropicália. O trabalho tem participações de Caetano Veloso, Jorge Ben, Tom Zé, Erasmo e Roberto Carlos. Entre os destaques, estão  Divino, MaravilhosoSaudosismoSe Você PensaSebastiana.

"Ao Vivo" – Caetano Veloso e Os Mutantes

Caetano Veloso e Os Mutantes lançaram em 1968 o álbum "Ao Vivo", gravado na boate Sucata. No show, o cantor fazia vários discursos contra a ditadura e chgou a ser proibido pela polícia de se apresentar. O disco só tem quatro faixas:  A Voz do MortoBabySaudosismoMarcianita .

"Grande Liquidação" – Tom Zé

Foto: Divulgação
Tom Zé é um dos grandes nomes da Tropicália

Também em 1968, Tom Zé lançou seu álbum de estreia, "Grande Liquidação". O disco foi o primeiro a gerar um buzz em torno do cantor baiano. As músicas mais destacadas são  São São PauloNamorinho de PortãoParque IndustrialProfissão de Ladrão .

Leia também: Nascidos no mesmo dia, Tom Zé e Lobão são antagonistas na arte e na política

"Gal" – Gal Costa

Se "Gal Costa" fechou a Tropicália, "Gal" mostra que a cantora ainda tinha muito para dar. O disco é considerado o mais experimental e psicodélico da carreira da baiana. Entre os destaques, estão  País Tropical ,  Meu Nome é Gal  e  Cultura e Civilização .