Rock in Rio foi de sonho ambicioso ao maior festival do Brasil

O projeto de seu fundador, Roberto Medina, foi recusado diversas vezes por ser considerado totalmente impossível, mas o Rock in Rio já nasceu reescrevendo a história dos festivais de música no Brasil e no mundo

Há mais de 30 anos o Rock in Rio é um dos principais festivais de música do todo o mundo. Grandioso e imponente desde que nasceu em 1985, sua primeira edição é quase um acontecimento histórico no aspecto cultural brasileiro e até hoje é lembrada com saudosismo pelos amantes de música. Com números na casa dos milhões, a história do Rock in Rio começou com uma ideia ousada e ambiciosa do publicitário Roberto Medina e hoje caminha com vida própria com o desafio de manter sua identidade a cada edição.

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Com uma ideia ambiciosa, Rock in Rio se tornou um fenômeno cultural que hoje já se espalha por vários países


Nascimento

Assim como quase todos os eventos de música, o Rock in Rio nasceu no lendário festival de Woodstock, que revolucionou as bases estruturais desse setor. Durante dois anos Roberto Medina , idealizador do festival, cultivou e amadureceu seu projeto de reproduzir aquele espetáculo cultural no Brasil em um momento em que o país estava totalmente fora da rota internacional de show. Tentando a sorte nos Estados Unidos para conseguir concretizar enfim a primeira edição do Rock in Rio, Medina colecionou negativas de empresários e investidores que desacreditavam sua visão, dizendo que algo com essa proporção já seria impensável por lá, e que, portanto, no Brasil aquilo seria totalmente impossível.

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Quando recebeu sinal verde para prosseguir, o publicitário conseguiu fechar contratos com alguns dos nomes mais importantes do rock mundial – e desde o princípio ele sabia que isso era fundamental para o sucesso do festival. Assim, mirando em uma realização impossível com assistência de outros profissionais de mercado, Medina conseguiu o que ninguém jamais havia conseguido: importar gigantes da música, como Queen e AC/DC, para se apresentarem em terras tupiniquins.

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Público na edição de 1985 de Rock in Rio na Cidade do Rock

É fato que o momento conspirava a seu favor para que tivesse êxito. Há 30 anos quase nenhuma banda fazia turnê pela América do Sul, muito menos no Brasil – e muito menos todas reunidas em dez dias de um megaevento que se tornou uma Meeca do rock instantaneamente. Se por um lado os fãs brasileiros puderam viver uma experiência única e histórica, por outro lado é preciso entender que o Rock in Rio foi um produto criado pelas oportunidades que aquela fase do país abria para ele.

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A redemocratização do país ainda era recente, o período da ditadura militar havia caído há pouco, o movimento "Diretas Já" levou mais de um milhão e meio de pessoas nas ruas que reinvindicavam eleições diretas para presidente  – que acabou parcialmente frustrado, quando Tancredo Neves fora eleito indiretamente pelo colégio eleitoral, mas a excitação com o futuro da sociedade permaneceu viva. Ainda em um paralelo com Woodstock, a juventude estava em polvorosa e um festival de rock seria a festa ideal para coroar a vitória da democracia. Assim, com a fórmula perfeita em mãos, um grupo de artistas de elite somado a milhares de pessoas ávidas pela revolução , o Rock in Rio explodiu: em dez dias foram mais de 1,4 milhões de pessoas reunidas na Cidade do Rock, espaço construído especialmente para abrigar um evento dessa proporção.

Um império e seus riscos

Há muito tempo que o Rock in Rio deixou de representar um evento de música no Rio de Janeiro. Virou marca, foi exportado para três países e acumula um saldo positivo invejável em qualquer mercado. Em 17 edições já foram registradas mais 8,5 milhões de pessoas – e com mais duas edições já agendadas em 2017 e 2019, o número ainda aumentará muito – com um total de 1588 artistas no cast. Tudo sobre o Rock in Rio é grandioso: a estrutura monumental que é montada a cada nova versão do festival, os ingressos que se esgotam em horas e os nomes de peso mundial são algumas das coisas que caracterizam o espetáculo, mas que também pode custar sua ruína. Apesar da solidez, erguer um festival com essas proporções e que mantenha-se relevante – e rentável – é um desafio enorme para a sua organização.