Máquina do tempo: seis séries atuais que se passam durante a década de 80
A estética dos anos 80 voltou com tudo e está rendendo bons frutos na produção de séries; de comédias a dramas, listamos as melhores da leva
A nova febre do entretenimento é, curiosamente, o retorno aos anos 1980. A estética emblemática do período está dominando as produções de televisão e das plataformas de streaming e emplacando séries aclamadas uma atrás da outra. Isso pode ser reflexo da nova geração de produtores, diretores e roteiristas que estão desembarcando no mercado – como foi o caso dos irmãos Duffer, criadores da série “Stranger Things” – ou apenas um apelo à nostalgia do público, mas uma coisa é certa: o visual da década de 80 virou fórmula do sucesso. Listamos seis séries que se passam nos anos 80 que vão te conquistar.
Leia também: Como era gostoso nosso cinema... Os melhores títulos da pornochanchada
“Glow”
Inspirada na série “GLOW: Gorgeous Ladies of Wresting”, que foi ao ar na televisão entre 1986 e 1989, “Glow” da Netflix é uma série feita por mulheres e para mulheres. A história se passa durante os anos 80 e gira em torno do elenco de um programa de luta-livre composto apenas por mulheres. Focando na diversidade e em escrever histórias de mulheres reais, a luta é apenas pano de fundo para conflitos mais profundos das personagens como traições, relacionamentos e fracasso. Apesar de ter conquistado a crítica, “Glow” ainda não teve uma segunda temporada confirmada.
“Stranger Things”
O sucesso de “ Stranger Things ” em 2016 na Netflix foi tão grande que não sobrou espaço para nenhuma série disputar com ela. A história começa quando Will desaparece e seus amigos começam a procurar por ele, mas as coisas não serão tão simples. O grupo logo se depara com Eleven, uma menina dotada de poderes sobre-humanos envolvida com em uma conspiração institucional que realiza testes em humanos, e um monstro que começa a aterrorizar seus dias.
Leia também: "Meu Malvado Favorito 3" traz mais Minions e a vibe dos anos 80 para a franquia
“Red Oaks”
Indo para sua Terceira temporada pela Amazon, “Red Oaks” é uma comédia sobre o jovem David e as decisões que precisará fazer em sua vida. O estudante aproveita as férias de verão para trabalhar em um campo de golfe, o Red Oaks Country Club, e suas experiências por lá podem mudar todo o rumo de sua história. Enquanto, de um lado, seu pai o incentiva a melhorar seu desempenho acadêmico, seu chefe o aconselha a largar tudo e investir no mercado de ações – e, paralelamente, seu namoro com uma colega de trabalho pode estar ameaçado.
“Snowfall”
Original do FX, “Snowfall” é uma tentativa de fazer retrato da emergência do crack e da cocaína em Los Angeles. A epidemia das drogas assolou os bairros majoritariamente negros do estado na década de 1980 e é isso que a série procura transmitir. A história acompanha Franklin, um garoto negro que descobre no tráfico da cocaína uma forma mais fácil e rápida de conseguir dinheiro. Além dessa perspectiva, “Snowfall” apresenta também outras narrativas paralelas que exploram o lado de um agente da CIA e um grande traficante mexicano.
“The Americans”
Se uma coisa traduz o sentimento coletivo década de 80 são os conflitos ideológicos e a paranoia generalizada de espionagem causados pela Guerra Fria, um embate entre o capitalismo americano e o socialismo soviético. “The Americans” mostra a vida de um casal de agentes secretos da KGB nos Estados Unidos e a tensão que se forma entre o eles a medida que a guerra vai se agravando e seus limites são postos à prova.
Amor High-Tech: seis filmes em que homens se apaixonam por tecnologia
“Halt and Catch Fire”
Fechando a lista de séries ambientadas nos anos 80, “Halt and Catch Fire” é um retrato do que estava acontecendo por trás das inovações tecnológicas do período. Assim que a IBM revolucionou o mercado apresentando seu computador, um grupo de entusiastas decide seguir nesse mercado.