Tamanho do texto

De Radiohead a Beyoncé, veja quais foram os melhores discos do ano

O ano pode ter sido ruim em muitos aspectos, mas em uma área 2016 foi bem legal: na música. Com grandes álbuns lançados, este ano ficará marcado pela qualidade e diversidade dos trabalhos de artistas consagrados e gratas surpresas.

Leia mais: Livro reúne 100 discos marcantes do movimento psicodélico no Brasil

Frank Ocean lançou de surpresa o álbum
Divulgação
Frank Ocean lançou de surpresa o álbum "Blond", o melhor do ano, quatro anos após seu disco de estreia

Do rap ao rock, artistas estrangeiros e brasileiros fizeram com que todas as coisas ruins que aconteceram neste ano fossem um pouco amenizadas. Pensando nisso, o iG preparou uma lista com os 20 melhores álbuns lançados em 2016. Veja abaixo:

1.  Blond – Frank Ocean

Quatro anos depois do icônico  Channel Orange , Frank Ocean finalmente voltou com  Blond . O álbum, aguardado há anos pelos fãs, foi lançado de surpresa durante os Jogos Olímpicos do Rio e fez toda a espera valer a pena. Com uma mistura de R&B com elementos eletrônicos, o novo disco do americano traz 17 faixas perfeitamente curadas e tem tudo para ser considerado um dos maiores discos da década.

Leia mais: Músicas de 2016: listamos os 10 singles que marcaram o ano

2.  A Seat at the Table – Solange

Irmã de Beyoncé, Solange Knowles lançou o álbum
Divulgação
Irmã de Beyoncé, Solange Knowles lançou o álbum "A Seat at the Table"

O terceiro álbum de Solange finalmente faz a cantora ter vida própria e deixar de ser apenas a irmã de Beyoncé. Com uma produção impecável, o disco é um manifesto sobre a vida dos negros nos Estados Unidos e traz a melhor música do ano,  Cranes in the Sky , além de outras joias como  Don't Touch My HairWhere Do We Go .

3.  The Life of Pablo – Kanye West

Kanye West lançou o álbum
Divulgação
Kanye West lançou o álbum "The Life of Pablo"

Kanye West é uma das figuras mais polêmicas do mundo há algum tempo, mas nada disso é suficiente para apagar o talento do rapper. Também cantando sobre os negros nos Estados Unidos, ele fez de  The Life of Pablo um disco instigante, constantemente atualizado, que vai muito além do drama com Taylor Swift. Ultralight Beam , uma das músicas mais poderosas do ano, dá o tom gospel do disco, mas  FadeWaves  resgatam a explosão característica do artista.

4.  Lemonade – Beyoncé

O álbum visual
Divulgação
O álbum visual "Lemonade", o novo de Beyoncé, foi lançado com um especial na HBO

Beyoncé lançou seu novo álbum visual com um especial na HBO e mobilizou não só os fãs, mas também toda a mídia. Com foco nas mulheres negras, o disco tem de tudo: desabafo contra Jay-Z, rock com Jack White, country e os hinos  Freedom , com Kendrick Lamar, e  Formation . Beyoncé é uma artista que tem todos os recursos a sua disposição, mas, mesmo assim, consegue fazer coisas que nenhum outro ser humano conseguiria.

Leia mais: A música sobreviveu a 2016 e está mais forte do que nunca

5.  Freetwon Sound – Blood Orange

Blood Orange lançou neste ano seu segundo álbum,
Divulgação
Blood Orange lançou neste ano seu segundo álbum, "Freetown Sound"

Inspirado nas raízes de seu pai em Serra Leoa,  Freetown Sound é uma homenagem de Blood Orange à música africana, mas com um toque nova iorquino e uma mensagem bastante engajada. Os destaques do disco são  Best to YouBut YouAugustine .

6.  Blackstar – David Bowie

David Bowie lançou seu último álbum,
Divulgação
David Bowie lançou seu último álbum, "Blackstar", dois dias antes de morrer

Por muito pouco,  Blackstar não foi um álbum póstumo. Lançado dois dias antes da morte de David Bowie, o disco é uma carta de despedida que só ele compreendeu. Realizando um desejo do cantor, de fazer um álbum com uma banda de jazz,  Blackstar ganha um significado completamente diferente quando encarado como o último trabalho em vida de um dos maiores gênios da humanidade – e foi a melhor maneira possível de dizer adeus.

7.  Teens of Denial – Car Seat Headrest

Car Seat Headrest, a banda de Will Toledo, lançou
Divulgação
Car Seat Headrest, a banda de Will Toledo, lançou "Teens of Denial"

O Car Seat Headrest está aí para provar que o rock alternativo continua vivo. O grupo de Will Toledo mostra um grande amadurecimento em seu novo disco, o 13º em apenas seis anos. Os destaques do álbum são  The Ballad of Costa ConcordiaVincent1937 Street Park .

Leia mais: Do rap ao eletrônico, música gospel se reconfigura e cresce em 2016

8.  Coloring Book – Chance The Rapper

Chance The Rapper lançou o álbum
Reprodução
Chance The Rapper lançou o álbum "Coloring Book"

Chance The Rapper foi eleito por veículos como  MTV Consequence of Sound como o artista do ano, e isso não é exagero algum. Pegando o legado de Kanye West, o rapper de Chicago tem uma energia incrível em sua música, boa parte delas com mensagens positivas, e faz  Coloring Book um disco vibrante. Apadrinhado por nomes como o próprio Kanye, Jay-Z e Beyoncé, Chance parece estar vivendo o sonho de sua vida – e nós somos sortudos por acompanhar.

9.  We Got It From Here… Thank You 4 Your Service – A Tribe Called Quest

Depois de 18 anos, A Tribe Called Quest lançou o álbum
Divulgação
Depois de 18 anos, A Tribe Called Quest lançou o álbum "We Got It from Here...Thank You 4 Your Service"

Passaram-se 18 anos desde que o A Tribe Called Quest lançou seu último de estúdio. Nesse tempo, o rap mudou bastante, mas o trio voltou com  We Got It From Here… Thank You 4 Your Service mostrando que ainda tem muito espaço no gênero. Sob o comando de Q-Tip, o grupo resgata as batidas dos anos 1990 em uma época em que o rap já parece um outro gênero.

10.  The Colour in Anything – James Blake

James Blake lançou seu terceiro álbum,
Divulgação
James Blake lançou seu terceiro álbum, "The Colour in Anything"

Terceiro álbum de James Blake,  The Colour in Anything é um denso registro de uma das vozes mais intrigantes do Reino Unido. Com participações de Frank Ocean e Justin Vernon, do Bon Iver, o disco alterna entre músicas melancólicas e outras mais alegres, mas tem um tom soturno que casa muito bem com o som do britânico.

Veja abaixo os outros 10 discos que completam o top 20:

11.  Views – Drake
12.  Boogie Naipe – Mano Brown
13.  MY WOMAN – Angel Olsen
14.  Malibu – Anderson .Paak
15.  HOPELESSNESS – Anohni
16.  Duas Cidades – BaianaSystem
17.  Skeleton Tree – Nick Cave and the Bad Seeds
18.  Princesa – Carne Doce
19.  HERE – Alicia Keys
20.  A Moon Shaped Pool – Radiohead

Ouça abaixo as principais músicas dos 20 melhores álbuns de 2016:


    Leia tudo sobre: músicas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas