Tamanho do texto

Sucesso na Ásia, filme que mostra um surto de zumbis e a luta de passageiros de um trem para sobreviver a ele, é ótima pedida para o fim do ano

Tenso e francamente divertido, Invasão Zumbi é das boas opções no cinema nesse fim de ano
Divulgação
Tenso e francamente divertido, Invasão Zumbi é das boas opções no cinema nesse fim de ano

O cinema sul-coreano talvez seja o mais plural e multifacetado fora do eixo Hollywoodiano. Prova disso é a chegada de “Invasão Zumbi” (2016), um dos melhores filmes de 2016, que só não ganha a alcunha de blockbuster porque não foi produzido e financiado pela maquina hollywoodiana.

Leia mais:  Tenso e angustiante, “Animais Noturnos” é o filme mais provocativo de 2016

Dirigido por Sang-Ho Yeon, “Invasão Zumbi” não se preocupa em subverter ou mesmo resguardar as convenções desse subgênero que é o filme de zumbi. Se preocupa apenas em adornar uma boa história. Há, claro, clichês aqui e ali que vão desde o desenho de certos personagens – como o fortão engraçado, o sujeito egoísta, a criança fofa, o time esportivo, o executivo vilanesco – a certas circunstâncias previstas pelo roteiro. De maneira geral, no entanto, trata-se de um filme mais honesto do que qualquer um produzido pelo cinemão americano em 2016.

Leia mais: Carrie Fisher deixa legado de uma grandeza que prescinde de prêmios

Seok-Woo (Gong Yoo) é um gerente de fundos que está passando por um processo de divórcio ruidoso. Ele tem a guarda da filha Soo-na (Soo-an Kim), mas pouca atenção dispensa à menina. No dia do aniversário dela, ela insiste em ir ficar com a mãe. Contrariado, o pai cede. Eles pegam o trem com destino à cidade de Busan e será durante a viagem que o mundo será tomado por zumbis. As explicações para esse iminente e chocante apocalipse zumbi vão surgindo aos poucos, totalmente inerentes à realidade dos personagens, e doem particularmente para Seok-Woo.

Leia mais:  “Capitão Fantástico” mostra família funcional em mundo disfuncional

Cena do filme Invasão Zumbi, que estreia nesta quinta-feira (29) nos cinemas do Brasil
Divulgação
Cena do filme Invasão Zumbi, que estreia nesta quinta-feira (29) nos cinemas do Brasil

O filme de Yeon é muito hábil na elaboração do drama familiar vivido por Soo-na e Seok-Woo, mas sem qualquer prejuízo à ação mais histérica orquestrada pela massa cada vez maior e faminta de zumbis.

Os conflitos dos personagens, que vão se avolumando e ganhando relevo conforme o trem se aproxima de seu destino, dão novas cores ao filme e mantêm o interesse da audiência em alta.

Tecnicamente eficiente, “Invasão Zumbi” se revela um triunfo dramático tanto pelas insuspeitas camadas de seus personagens, todos muito bem desenhados, como pela estrutura do filme que permite alegorias de ordem política e social. Um ótimo filme para fechar o ano de 2016 em grande estilo no cinema.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas