Tamanho do texto

Raking do Ecad divulga as músicas mais tocadas durante o ano revelando que o sertanejo é a música favorita do público brasileiro para embalar as festas

Quais foram as músicas mais tocadas em 2016? Segundo o Ecad , tecnologia de som criada para monitorar as músicas tocadas em shows, trios elétricos e eventos em geral, os hits do sertanejo dominaram as festas no Brasil. Com o ranking divulgado nesta semana, o balanço considerou os shows pagos e distribuídos no período de janeiro ao dia 15 de dezembro deste ano, trazendo hits já conhecidos por todos os públicos.

Reprodução
"Aquele 1%" foi o hit do ano ocupando o primeiro lugar no ranking de músicas mais tocadas


Leia mais:  Wesley Safadão desbanca hits internacionais em aplicativo de karaokê

Em primeiro lugar, o hit Aquele 1% aparece como a mais tocada. Escrita por Benicio Neto e Vinicius Poeta, a canção ganhou notoriedade nas vozes de Marcos e Belutti, com participação especial de Wesley Safadão. Apesar de ter sido lançada em junho do ano passado, a música perpetuou seu sucesso no ano seguinte sendo a mais executada segundo o Ecad.

Já com a medalha de prata, aparece a composição de Neto Barros e Jota Reis, Camarote , que foi interpretada por Wesley Safadão ganhando fãs no Brasil inteiro. O forró também é um lançamento de 2015 e conseguiu manter o seu sucesso no ano seguinte, embalando a farra de diversas pessoas durante 2016.

Leia mais:  Sertanejo domina listas de músicas mais ouvidas no Brasil em 2016

O sertanejo volta para o topo da lista com Sosseguei , composição de Thallys Pacheco para a dupla sertaneja Jorge & Mateus. O terceiro hit mais tocado no ano, a música é uma promessa de um homem que vai reduzir o ritmo da sua vida e para isso faz uma despedida de solteiro na balada.

A lista também traz outras músicas que foram tocadas durante o ano, como os hits Farra, pinga e foguete , de Bruno & Barreto (4º lugar), Vai Vendo , de Lucas Lucco (5º lugar), o hit Suíte 14 de Henrique & Diego, com participação de Mc Guimê (6º lugar), Gelo na Balada , de Camila e Haniel com participação de Fernando e Sorocaba (7º lugar), Hoje eu tô terrível , de Cristiano Araújo, que faleceu em junho do ano passado (8º lugar), Paredão Metralhadora da Vingadora (9º lugar) e, novamente, Wesley Safadão com o seu forró Vou dar virote (10º lugar).

Leia mais:  Prêmio Multishow: Wesley Safadão desbanca Anitta e leva música chiclete

Outras canções já muito conhecidas pelos brasileiros também aparecem na lista, do Ecad, como Pais Tropical de Jorge Ben Jor (20º lugar), o hit de Jammil e Uma Noites, Praieiro , (23º lugar), a clássica Asa Branca de Luiz Gonzaga (35º lugar), Eu só quero um xodó , de Dominguinhos (43º lugar) e Trem das Onze , de Adoniran Barbosa, que encerra o raking na 50ª posição.

Como funciona a apuração

Para descobrir qual é o hit do ano, um aparelho digital nomeado Ecad. Tec Som consiste em um cartão de memória que possui autonomia para 16 horas de gravação e que é instalado antes do início de qualquer evento. No término da festa, ele é retirado e o conteúdo é transferido, analisado e identificado. Assim, facilita-se o processo de gravação e identificação das músicas, sem a necessidade da presença de um operador de gravação. O sistema inova porque traz uma maior eficiência à distribuição dos direitos autorais, compositores e artistas.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.