Tamanho do texto

Dividida em quatro ambientes, exposição gratuita pode ser vista no centro do Rio de Janeiro até 23 de fevereiro, véspera do carnaval. Saiba mais

Agência Brasil

A exposição Artesãos da Folia, instalada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), centro do Rio de Janeiro, promete mostrar até 23 de fevereiro do ano que vem uma nova abordagem do carnaval, que começa dois dias depois.

Leia mais: Silvio Santos comemora 86 anos com visita à exposição em sua homenagem

Exposição Artesãos da Folia, no centro do Rio
Divulgação
Exposição Artesãos da Folia, no centro do Rio




Dividida em quatro ambientes, a exposição começa mostrando os artesãos da palavra. "São as frases engraçadas que o folião solitário escreve, são as frases dos carros de som que os blocos colocam como, por exemplo, 'É dando que se engravida', e nos estandartes dos blocos", explica Rita Fernandes, curadora da mostra.

Leia mais:  Exposição fotográfica traz nova perspectiva sobre a cidade de Londres 

A segunda sala se destina aos artesãos da fantasia. O espaço multicolorido exibe em mandalas tipos variados de fantasias, com referências de padronagens de tecidos, aviamentos, acessórios, lantejoulas. No espaço três, os protagonistas são os artesãos da melodia. O público tem a oportunidade de conhecer ali o lado artesanal e criativo da música carnavalesca, com a exibição de instrumentos feitos de latas, tampinhas de cerveja e outros itens de sucata.

Já a sala número quatro reproduz as grandes oficinas e ateliês de costura e adereços do carnaval.  “Você tem um pedaço da costura da fantasia, da customização da camiseta, um pedaço da confecção de bonecos que alguns blocos usam, a parte do estandarte. A gente reproduz como se fosse um grande ateliê", continua a curadora.

Rita conta que a ideia era trazer algo diferente das exposições que vêm sendo feitas tradicionalmente sobre o carnaval, com uso de fotos e traçando a linha de tempo, surgindo então a decisão de mostrar o lado mais artesanal, o bastidor do carnaval, “quem está por trás”. 

Leia mais:  Presépios de 20 países estão em exposição em São Paulo

O Artesãos da Folia é uma parceria do CRAB com a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (Sebastiana). A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, exceto no fim de semana de Ano Novo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas