Tamanho do texto

John Musker e Ron Clements foram atrações principais do painel de “Moana: Um Mar de Aventuras” na CCXP 2016, em São Paulo, neste sábado (3)

Os diretores John Musker e Ron Clements estiveram neste sábado (3) no painel de “Moana: Um Mar de Aventuras” na CCXP 2016 , em São Paulo. No evento, os cineastas discutiram e explicaram a produção da nova animação da Disney .

Leia mais: Diretor de "Moana" diz que princesa da Disney pode ser LGBT

Os diretores de “Moana: Um Mar de Aventuras” estiveram na CCXP neste sábado (3), em São Paulo
Divulgação/Disney
Os diretores de “Moana: Um Mar de Aventuras” estiveram na CCXP neste sábado (3), em São Paulo


Inspirada na mitologia das ilhas do Pacífico, Moana conta a história de uma princesa que precisa se aventurar em alto mar atrás do semi-deus Maui para tentar salvar seu povo. O filme estreou nos Estados Unidos no fim de novembro e teve uma das maiores bilheterias do mês.
Produzido em 3D, o filme deu muito trabalho aos produtores, que tiveram que detalhar as características dos personagens e da ilha fictícia onde a princesa vive. No painel, Musker e Clements mostraram as etapas da produção, desde os acabamentos das imagens às técnicas mecânicas e de expressões faciais dos personagens.

No meio de tantos detalhes, os diretores colocaram algumas pegadinhas em cenas específicas. “O filme tem vários ‘easter eggs’”, disse Musker. Um deles é Olaf, o boneco de neve de “Frozen: Uma Aventura Congelante”.

Leia mais: Moana inspira Disney a juntar forças com projeto de preservação das tartarugas

Além dele, os próprios cineastas aparecem no filme. “É difícil encontrar, vocês têm de olhar atentamente”, disse o diretor ao público, que tinha acabado de assistir à animação em uma exibição exclusiva. “Nós nos colocamos em todos nossos filmes”, confessou Clements, que ao lado de Musker também dirigiu os clássicos “A Pequena Sereia”, “Aladdin” e “Hércules”. O trabalho mais recente da dupla foi “A Princesa e o Sapo”, de 2009.

Música

Para conceber o filme e fazer com que ele fosse fiel às tradições locais, os diretores viajaram a Fiji, Tahiti e Samoa algumas vezes. Uma das coisas que mais chamou atenção da dupla foi a cultura musical dos países. “Eles tinham uma música para nos receber e outra para se despedirem. Então percebemos que a música teria uma parte muito importante na história”, explicou Clements.

Leia mais: O2 em dose tripla: Dedé Santana e Andreas Kisser apresentam novos filmes

A importância dada à música na animação foi tamanha que as principais canções foram escritas por Lin-Manuel Miranda, responsável por “Hamilton”, fenômeno da Broadway. “Quando ele começou a trabalhar com a gente, o musical ainda nem existia”, comentou Musker, para delírio do público no auditória. O tema principal, “How Far I'll Go”, é interpretado por Alessia Cara.

"Moana: Um Mar de Aventuras" estreia no Brasil em 5 de janeiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas