Tamanho do texto

O samba é uma das manifestações artísticas mais marcantes do país e fez parte da trilha sonora de diversas novelas brasileiras da Globo. Confira

As trilhas sonoras das telenovelas brasileiras trazem produções nacionais que acabam se eternizando na memória dos telespectadores. Com o samba, não poderia ser diferente. Considerado uma das principais manifestações culturais do país, é com o samba que as personagens se aventuram nesse universo televisivo, choram, sorriem e, sem dúvida, sambam muito.

Maria Do Carmo (Susana Vieira) colocou o samba no pé em
TV Globo/João Miguel Junior
Maria Do Carmo (Susana Vieira) colocou o samba no pé em "Senhora do Destino"


Leia mais:  Novelas da Globo dos anos 70 e 80 que emocionaram e marcaram época

Para celebrar o Dia Nacional do Samba e este gênero musical tão rico, relembramos sete músicas que marcaram a história das telenovelas da Rede Globo. Confira a lista:

Pecado Capital – “Pecado Capital” (1975)

A abertura da novela, que foi ao ar duas vezes na emissora, trazia um samba homônimo muito forte de Paulinho da Viola. Na primeira versão, a voz era do autor, já na segunda, ficou por conta do grupo Só Pra Contrariar. A música foi gravada pelo cantor especialmente para a telenovela e ficou incrivelmente pronta em apenas 24 horas. A novela fez tanto sucesso e foi vendida para Bolívia, Peru, Guatemala e Espanha, levando o samba de Paulinho da Viola a nível internacional.

É festa – “Senhora do Destino”  (2004)

Senhora do Destino marcou a história da telenovela brasileira pela icônica personagem Nazaré e também pelo samba. Primeiro, tinha o romântico tema de Reginaldo e Viviane na voz de Simone, que cantava “Quando a gente ama. Faz qualquer loucura”, para embalar o romance do casal.


Depois, uma cena que marcou os telespectadores: o desfile de escola de samba da Vila São Miguel em homenagem a Maria Do Carmo. Foi samba para todo o lado. 


Meu ébano – “América” (2005)

Alcione trouxe seu samba para a televisão com a novela “América” que era tema do personagem Feitosa. Professor de mestre-sala numa escola de samba e fã de uma boa dança, não teria música melhor para ilustrar a vida desse grande boêmio de “América”.


Leia mais:  Novelas da Globo dos anos 90 cativaram o público

Malandro é malandro e mané é mané – “Caminho das índias” (2009)

A música composta por Neguinho da Beija-Flor foi interpretada por Diogo Nogueira em “Caminho das Índias” para ilustrar toda a malandragem de César Goulart (Antonio Calloni), um ricaço empresário que acredita no famoso “jeitinho brasileiro” para solucionar qualquer situação complicada.


Meu Lugar – “Av. Brasil” (2012)

Arlindo Cruz fez uma nova versão especial para homenagear o bairro do Divino para “Av. Brasil”. A famosa música conhecida pelo seu refrão “Madureira” ganhou uma adaptação para enaltecer um bairro fictício que reuniu o núcleo principal da novela. O samba chegou a ganhar um clipe que trazia cenas tipicamente cariocas.  


Samba enredo Imperatriz Leopoldinense (1989) – “Lado a lado” (2012)

Quem não lembra de ouvir “Liberdade! Liberdade! Abra as Asas sobre Nós...” na televisão quando o relógio marcava depois das 18h? O samba que dava vida à novela “Lado a Lado” foi interpretado por Dominguinhos do Estácio no carnaval carioca de 1989. A música levou escola de samba Imperatriz Leopoldinense a vencer o desfile naquele ano e se eternizou, mais tarde, também na televisão. Até hoje, o samba é considerado um dos melhores da história do carnaval carioca.


Leia mais:  Novelas que poderiam ser reprisadas com a nova regra da classificação indicativa

Homem de preto em terra de brilhantes (Samba do comendador) –“ Império” (2014)

Essa música marca mais uma vez em que o carnaval se misturou com a novela. A história de José Alfredo (Alexandre Nero) ganhou um samba especial interpretado pela União de Santa Teresa, escola de “Império”. A música foi escolhida pelo público pela internet, composta e votada pelos telespectadores da novela e eternizou o personagem José Alfredo (Alexandre Nero), que foi o grande homenageado.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas