Tamanho do texto

Romance de escritor paulistano foi eleito o livro de ficção do ano pela 58ª edição do Prêmio Jabuti, que aconteceu na noite de quinta-feira (24)

O romance "A Resistência", do escritor paulistano Julián Fulks e editado pela Companhia das Letras, foi eleito o livro de ficção do ano pela 58ª edição do Prêmio Jabuti, na noite desta quinta-feira (25), no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

LEIA MAIS:  Os 10 maiores nomes da literatura que já foram adaptados para o cinema

Livro
Divulgação
Livro "A Resistência", de Julián Fulks, vence Prêmio Jabuti


A cerimônia reiniu os primeiros colocados das 27 categorias da premiação, que receberam suas estatuetas. Os vencedores dos principais prêmios da noite, entre eles o livro " A Resistência " na categoria de ficção, ainda ganharam R$ 35 mil cada. 

Por conta de um empate, a estatueta de Não Ficção foi compartilhada por duas obras, “Mário de Andrade: Eu sou Trezentos: Vida e Obra” (Edições de Janeiro), do autor Eduardo Jardim, e “Dicionário da História Social do Samba” (Civilização Brasileira), de Nei Lopes e Luiz Antonio Simas.

LEIA MAIS:  Haruki Murakami é o favorito ao Nobel de Literatura deste ano

Homenagem

O júri, indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, foi composto por especialistas de cada categoria concorrente. Nesta edição, o Prêmio Jabuti também homenageou a escritora paulistana Lygia Fagundes Telles, com o prêmio Personalidade Literária.



LEIA MAIS:  São Paulo recebe Balada Literária 2016 nesta semana

Os vencedores deste ano foram escolhidos entre mais de 2.400 obras inscritas. Formado por especialistas de cada categoria, o júri foi indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, composto por Marisa Lajolo, Antonio Carlos de Morais Sartini, Frederico Barbosa, Luís Carlos de Menezes e Pedro Almeida. Em sua 58ª edição, o Jabuti homenageou a escritora paulistana Lygia Fagundes Telles, com o prêmio Personalidade Literária.

Os ganhadores das demais categorias, premiados com R$ 3,5 mil, foram anunciados no último dia 11. "A Resistência" também ficou em primeiro lugar na categoria Romance.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.