Tamanho do texto

A premiação do cinema independente também reconheceu outro trabalho feito por brasileiros nas suas nomeações. A cerimônia acontece em fevereiro

A premiação do cinema independente, o Spirit Awards , divulgou nesta terça-feira (22) os filmes nomeados aos prêmios de diversas categorias, revelando o filme brasileiro “Aquarius” na indicação ao prêmio de Melhor Filme Internacional . O longa foi indicado ao à Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano e tem a direção do cineasta Kleber Mendonça Filho, que também dirigiu premiado filme “O Som Ao Redor” (2012).

A atriz Sônia Braga em cena do filme Aquarius, nomeado no Spirit Awards
Victor Juca / Divulgação
A atriz Sônia Braga em cena do filme Aquarius, nomeado no Spirit Awards


Leia mais:  Acidentalmente partidarizado, "Aquarius" se projeta em meio a impeachment

Além de “ Aquarius ”, outro nome brasileiro aparece na lista: “Little Men”. O filme foi indicado na categoria de Melhor Roteiro e apesar de ser considerado norte-americano, o roteiro ficou por conta do brasileiro Maurício Zacharias que trabalhou ao lado do diretor do filme, Ira Sachs. Além disso, a obra é uma produção da RT Features, produtora brasileira, que foi responsável por outros trabalhos aclamados pela crítica, como “Frances Ha” (2014), longa indicado a melhor filme no Spirit Awards no ano de seu lançamento.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá dia 25 de Fevereiro de 2017, na praia em Santa Monica, ao norte do píer de Santa Mônica, nos Estados Unidos e será transmitida às 14h do horário local.

Leia mais:  Filme brasileiro com Sônia Braga é indicado ao principal prêmio de Cannes

Líderes de indicações

Os filmes “American Honey” e “Moonlight” lideram a lista, com seis nomeações cada um. Ambos disputam o prêmio de Melhor Filme, Melhor Cinematografia e Melhor Diretor. Além disso, “American Honey” também entra na disputa de Melhor Atriz pela atuação de Sasha Lane, de Melhor Ator Coadjuvante, com Shia LaBeouf e, por fim, de Melhor Atriz Coadjuvante por conta da atuação de Riley Keough. Já “Moonlight” marca presença na indicação de Melhor Roteiro, Melhor Edição, além de levar o prêmio Robert Altman, que contempla o diretor, o diretor de elenco e o próprio elenco.

Uma prévia do Oscar

Apesar de “Aquarius” não ter sido indicado para a próxima edição do Oscar, a atuação de Sônia Braga no filme tem sido elogiada internacionalmente e os rumores de que ela ganhe uma indicação no Oscar crescem cada vez mais. Até mesmo a distribuidora norte-americana Vitagraph Films começou uma campanha independente no país buscando a nomeação da atriz na categoria de Melhor Atriz na premiação. Entretanto, a disputa deste ano parece estar acirrada. Outra atriz estrangeira, Isabelle Huppert, que protagoniza o filme “Elle”, também aparece como uma das favoritas, ganhando inclusive, uma nomeação de Melhor Atriz no Spirit Awards. 

Leia mais:  Diretor de "Aquarius" diz que decisão política tirou o filme do Oscar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.