Tamanho do texto

O trio de pop operático italiano Il Volo é a sensação da música no momento e já prometeu que em 2017 estará de volta no Brasil para uma turnê mágica

Pouco se fala sobre música clássica no Brasil, ainda que sua história seja repleta de artistas importantes no cenário global e que até os dias de hoje jovens se dediquem a estudar este estilo de música. Na Itália de Luciano Pavarotti, a situação também não é muito diferente. Entretanto, três jovens têm chamado atenção nos últimos anos pelo talento com o Crossover clássico, ou pop operático , como é frequentemente intitulado, e já estão preparando mais um show no Brasil em 2017. Os rapazes do Il Volo conversaram com o iG sobre a carreira.

Gianluca Ginoble, Ignazio Boschetto e Piero Barone compõem o trio italiano Il Volo
Reprodução/Facebook
Gianluca Ginoble, Ignazio Boschetto e Piero Barone compõem o trio italiano Il Volo


Gianluca Ginoble (21), Piero Barone (23) e Ignazio Boschetto (22) compõem o trio italiano Il Volo , cuja proposta é misturar a contemporaneidade com o clássico que, no caso, é a ópera. Formado em 2009, depois de se conhecerem no programa de televisão italiano de competição musical "Ti Lascio Una Canzone", os jovens entraram no cenário musical com o sucesso praticamente garantido. "Às vezes não são as pessoas que escolhem o estilo de música, mas sim a música que escolhe a pessoa. Essa é a nossa vida, nós sempre escutamos músicas assim desde que éramos crianças e essa é a nossa paixão”, afirmou Gianluca em entrevista concedida ao iG .

Com o seu primeiro álbum lançado em 2011, intitulado "Il Volo", o trio de pop operático alcançou a 10ª posição na lista Billboard 200 e, mais tarde, foram vencedores no Festival de Sanremo em 2015. "Desde o momento que nós participamos do Sanremo as pessoas esqueceram que eles estavam acostumados a não ouvir este tipo de música", contou Gianluca. O prêmio rendeu aos jovens a oportunidade de participar do Festival Eurovisão da Canção no mesmo ano.

“A razão do por que as pessoas não escutam esse tipo de música no Brasil e também na Itália é porque não há ninguém que introduz ou propõe isso para eles. As pessoas ficam com medo de ouvir porque eles pensam que é velho, mas não é velho, é vintage e o vintage sempre volta”, refletiu Piero durante a entrevista. Segundo os integrantes, os shows do Il Volo sempre estão lotados de jovens com as suas famílias, que vibram com as interpretações que o grupo faz de Nessun Dorma ou da clássica La Traviata . "É lindo ver essa união de gerações porque nos deixa muito orgulhosos. Isso sempre foi o nosso objetivo desde que começamos, desde que o nosso grupo nasceu”, contou o cantor enquanto Gianluca mostrava em seu celular fotografias de crianças assistindo ao DVD do concerto em Florença.

Leia mais:  Música de Selvagem lança álbum de estreia e relembra caso de xenofobia na França

O novo álbum

O trio italiano Il Volo e seu novo álbum
Reprodução/Instagram
O trio italiano Il Volo e seu novo álbum "Uma Noite Mágica - Tributo aos Três Tenores"


Lançado em setembro deste ano, “Uma noite mágica – Tributo aos Três Tenores” é o primeiro álbum do trio com um repertório inteiramente clássico. “Nossos grandes ídolos e nossas inspirações sempre foram os Três Tenores. Queríamos fazer um tributo a eles e relembrar a noite maravilhosa de 1990 em Roma”, contou Piero.

O trabalho teve a participação especial de um dos Tenores, o espanhol Plácido Domingo . “Não existem palavras que descrevam o que é estar ao lado do nosso ídolo. Só eu sei o que eu senti e o que Gianluca e Ignazio sentiram. Só nos três podemos entender qual foi esse sentimento”, refletiu Piero comparando a experiência com uma possível contribuição de Paul McCartney com a banda One Direction. O trio enfatizou que, apesar de José Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo serem seus grandes ídolos, eles não buscam imitar os cantores, mas sim relembrar o talento do trio e homenageá-los.

Entretanto, realizar a apresentação, que aconteceu em Florença neste ano, foi uma aventura para os jovens. Gianluca conta que foi a primeira vez que eles cantaram ópera ao vivo. “Foi um desafio e uma coisa nova para a gente porque até então nós nunca cantamos ópera. O que fazemos é ópera pop, com algumas influências de ópera, mas não é ópera". O cantor ainda deixou explícitas as intenções do novo trabalho: “Não queremos só trazer a música clássica, mas também a beleza do nosso país”, afirmou.

Leia mais:  "Wonderwall" é eleita a melhor música britânica da história

Planos para o futuro

Com 7 anos de carreira, o trio já passou diversas vezes pelo Brasil, realizando shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Durante essas vindas ao país, os jovens entraram em contato com a música brasileira e encontraram um ídolo: Roberto Carlos . "Eu amo Roberto Carlos. A gente já o conheceu, mas o nosso sonho – que ainda não dissemos para ele – é cantarmos juntos uma música italiana chamada Canzone Per Te ( Canção para você ) porque sabemos que ele canta essa música”, contou Piero.

Neste ano, o trio estava com passagem confirmada no Brasil para se apresentar na abertura dos shows da cantora Mariah Carey  mas, com o cancelamento das apresentações , eles não perderam a viagem e aproveitaram para divulgar o novo disco e participar do programa "X Factor" , da Band. "Eu acho que os concursos musicais são uma das oportunidades mais importantes que um artista pode ter porque infelizmente é a única forma de um garoto ou uma garota ficar conhecido. E claro, nós temos muito o que agradecer por estes tipos de programa", refletiu Ignazio sobre a presença na atração que vai ao ar na próxima semana.

Apesar de não se apresentarem neste mês, os jovens do Il Volo afirmaram: em setembro de 2017 estarão de volta! Os shows ainda estão sendo planejados, mas em breve o trio acrescentará datas e locais na sua agenda oficial. "Nós queremos trazer a noite mágica para o Brasil, com uma grande orquestra. Queremos que vocês se sintam na Itália por uma noite", revelou Piero.

Leia mais:  Mariah Carey cancela todos os shows no Brasil: "Devastada"

Confira um trecho do DVD da Noite Mágica de Il Volo:


    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.