Tamanho do texto

Em comemoração ao aniversário do ator baiano, relembre as produções das quais ele participou e, ainda, conquistou prêmios pela sua atuação

Lázaro Ramos completa 38 anos nesta terça-feira (1). Um dos nomes mais relevantes do cenário cultural brasileiro, Lázaro tem uma carreira relativamente curta para a projeção que ganhou – aos 15 anos entrou para um grupo de teatro e pouco tempo depois seria descoberto e passaria a ser um dos atores mais importantes de toda uma geração.

Leia mais:  Tudo sobre Lázaro Ramos

Lázaro Ramos completa 38 anos nesta terça-feira, 1 de novembro.
Divulgação
Lázaro Ramos completa 38 anos nesta terça-feira, 1 de novembro.


Além de atuar em diversos meios – televisão, cinema e teatro – e apresentar programas, ter livros publicados e dirigir espetáculos, Lázaro Ramos também foi nomeado, em 2009, embaixador da UNICEF na causa infantil. As redes sociais do ator são o local onde ele pode dar vazão aos seus ideais políticos e críticas sociais – ele costuma, sobretudo, comentar sobre questões raciais e casos de racismo. Hoje Lázaro é uma das personalidades mais proeminentes das artes no Brasil.

O ator coleciona indicações para prêmios diversos – no total, são mais de 50 nomeações por seus papeis em diferentes áreas, dos quais levou 30 para casa. A maioria das suas conquistas são fruto de sua atuação em produções televisivas e cinematográficas. Relembre aos papeis que lhe renderam grandes prêmios em sua carreira:

"Madame Satã"

Lázaro Ramos em
Divulgação
Lázaro Ramos em "Madame Satã".


Esse é, de acordo com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema , uma das melhores produções brasileiras de todos os tempos. Coprodução entre Brasil e França, dirigida por Karim Aïnouz, “Madame Satã” foi o primeiro trabalho no cinema de Lázaro e lhe garantiu 10 prêmios na categoria de Melhor Ator

"O Homem que Copiava"

Lázaro Ramos em
Divulgação
Lázaro Ramos em "O Homem Que Copiava".


O filme tem um enredo inusitado – um homem que decide copiar dinheiro com uma máquina de xerox, porém acaba roubando um carro forte, e, em seguida, ganha na loteria e fica rico. Do diretor Jorge Furtado , Lázaro recebeu quatro indicações pelo seu papel em “O Homem que Copiava”, dos quais venceu dois.

Leia mais:  Lázaro Ramos conta que pensou em desistir da TV: "Achei que duraria três meses"

"Carandiru"

Lázaro Ramos em
Divulgação
Lázaro Ramos em "Carandiru".


Baseado no livro “ Estação Carandiru ” do médico Drauzio Varella , “Carandiru” foi dirigido por Hector Babenco e se tornou uma das produções mais importantes da história do cinema brasileiro. O filme fala da realidade de um centro de detenção que sofreu um violento massacre que sofreu em 1992.

"Meu Tio Matou um Cara"

Lázaro Ramos em
Divulgação
Lázaro Ramos em "Meu Tio Matou Um Cara".


Comédia do diretor Jorge Furtado, “Meu Tio Matou um Cara” fala sobre um grupo de jovens que tenta provar a inocência de Éder, personagem vivido por Lázaro Ramos, em um crime do qual eles têm certeza de que Éder não estaria envolvido.

"Quanto Vale ou É Por Quilo?"

Lázaro Ramos em
Divulgação
Lázaro Ramos em "Quanto Vale ou É Por Quilo?".


“Quanto Vale ou É Por Quilo?” faz uma crítica às ONGs comparando-as com o sistema escravagista do período colonial. O filme do diretor Sérgio Bianchi tinha, além do ator, nomes como Herson Capri, Bárbara Paz, Zezé Motta e Caio Blat no elenco.

"Cafundó"

Lázaro Ramos em
Divulgação
Lázaro Ramos em "Cafundó".


O filme que também aborda a questão da escravidão conta a história de um ex-escravo no século XIX que funda uma igreja no interior do estado de São Paulo. Protagonizado por Lázaro, “Cafundó” foi dirigido por Clóvis Buenos e Paulo Betti.

"Cobras & Lagartos"

Lázaro Ramos em
Divulgação
Lázaro Ramos em "Cobras & Lagartos".


Novela exibida na Globo, “Cobras & Lagartos” foi um dos momentos de maior projeção da carreira de Lázaro Ramos. O papel do personagem Foguinho  lhe garantiu uma indicação para o Emmy na categoria de Melhor Ator, além de ter conquistado outros 8 prêmios.

"Duas Caras"

Lázaro Ramos em
Divulgação
Lázaro Ramos em "Duas Caras".


Assim como “Cobras & Lagartos”, “Duas Caras” foi uma novela exibida na Rede Globo e proporcionou quatro indicações a Lázaro Ramos pelo papel Evilásio Caó. O ator venceu metades das premiações.

"Ó Pai Ó"

Lázaro Ramos em
Divulgação
Lázaro Ramos em "Ó Pai Ó".


Série dividida em 10 episódios na Globo, “Ó Pai Ó” foi gravada em Salvador, na Bahia, e retratava a vida da população local com um olhar diferente do normalmente abordado pelas grandes produções. Foi inspirada em uma peça de teatro de 1992 organizada pelo grupo Olodum  e também já virou filme.

Leia mais:  Taís Araújo diz que sempre sofreu racismo: "Aquela neguinha metida"

"O Grande Kilapy"

Lázaro Ramos em
Divulgação
Lázaro Ramos em "O Grande Kilapy".


No filme de Zezé Gamboa, Lázaro Ramos vive o papel de Joãozinho, um angolano de família abastada que desvia recursos do banco onde trabalha. Após ser preso, o protagonista é solto, retorna à sociedade e, diferentemente do que diria o senso comum, Joãozinho torna-se um herói para a comunidade.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.