Tamanho do texto

Nem todos os clássicos do terror são graças à criatividade de seus produtores. No Halloween, conheça histórias que inspiraram os filmes

De assassinos em série a exorcismos, diversas histórias reais de pessoas comuns ao redor do mundo inspiraram filmes de terror que se tornaram clássicos - e um bom dia para vê-los (ou não), é nesta segunda-feira (31) de Halloween. Invadindo as telonas do cinema, esses filmes misturam a ficção com a realidade e amedrontam os telespectadores até hoje.

No dia mais assustador do ano, o Halloween , que tal conhecer quais são essas histórias?

Leia mais: 14 filmes de terror com baixo orçamento que tiveram faturamento assustador

"O Exorcista" (1973)

O assustador e clássico
Divulgação
O assustador e clássico "O Exorcista", de 1973


A história de um garoto de 14 anos na cidade de Cottage, nos Estados Unidos, foi o que inspirou a realização do filme que é considerado um clássico do terror. Roland Doe vinha de uma família Cristã Luterana e vivia quase recluso em casa devido à Segunda Guerra Mundial. Após a morte do seu tio Harriet, o menino começou a desenvolver um comportamento estranho e os familiares relataram até mesmo barulhos incomuns dentro da casa. A família pediu ajuda a um padre da Igreja e, mais tarde, a psicólogos e psiquiatras para tratarem o caso. Depois de um tempo, a família se mudou de casa e o garoto melhorou, dizendo que não se lembrava de nada. O The Washington Post publicou um relato sobre o caso em agosto de 1949, o que inspirou William Petter Blatty a escrever o romance que deu origem ao filme mais tarde.

"O Massacre da Serra Elétrica" (1974)

O filme foi inspirado num caso real nos Estados Unidos
Reprodução
O filme foi inspirado num caso real nos Estados Unidos


Edward Theodore Gein, mais conhecido como Ed Gein, foi um assustador assassino que foi condenado pela morte de duas pessoas e pelo desaparecimento de outras cinco, inspirando o filme “O Massacre da Serra Elétrica”. Entre as décadas de 1940 e 1950, Gein torturava e matava as suas vítimas, que em sua maioria eram mulheres, além de invadir lápides no cemitério para se apossar de pedaços de corpos dos cadáveres. Ao ser preso, a polícia encontrou diversas partes de corpos em sua casa e o assassino confessou seus crimes e passou o resto de sua vida em hospital psiquiátrico.  

"O Exorcismo de Emily Rose" (2005)

A trama foi inspirada numa história real que aconteceu na Alemanha na década de 1970
Reprodução
A trama foi inspirada numa história real que aconteceu na Alemanha na década de 1970


O filme conta a história de uma advogada que investiga o caso de uma jovem católica que morreu em 1976 depois de tentativas frustradas de ser exorcizada. O enredo foi baseado na história da alemã Anneliese Michel, que acreditava ter sido possuída por diversos demônios. A jovem acabou falecendo, levantando um debate mundial sobre o conflito entre a Igreja e a medicina, já que Anneliese foi diagnosticada com epilepsia e outros problemas relacionados a sua saúde mental.

Leia mais: "Bruxa de Blair" retoma a franquia com fidelidade ao primeiro filme

"Evocando Espíritos" (2009)

A trama do filme narra a história de uma casa com um passado obscuro
Divulgação
A trama do filme narra a história de uma casa com um passado obscuro

Ao perceber que um dos membros da família Parker estava com câncer, todos se mudaram para uma nova casa em Connecticut para ficarem mais próximos do local de tratamento do jovem. A família percebe que a casa era um centro de pesquisas e evocação de espíritos, como sugere o título, e encontram inclusive objetos utilizados para embalsamento no porão da residência. Eles relatam fenômenos estranhos na casa, mas que depois com o tempo passaram.

"Invocação do Mal" (2013)

O filme ganhou uma continuação que estreiou este ano nos cinemas
Reprodução/Youtube
O filme ganhou uma continuação que estreiou este ano nos cinemas


A história conta a trajetória do casal Ed e Lorraine Warren que investigam casos sobrenaturais e se cruzam com o caso da família Perron, moradores da uma cidade pacata nos Estados Unidos. Os moradores da casa na década de 1970 denunciavam um clima assustador no lar, com barulhos inexplicáveis e objetos que se moviam sozinhos. Assim, os Warren foram acionados para a investigação concluindo tais eventos eram decorrentes de uma maldição que uma bruxa havia realizado no terreno no século XIX.

Leia mais: Os melhores filmes de terror clássicos que você vai assistir no Halloween