Tamanho do texto

Após EPs, banda lançou o primeiro disco de sua carreira e comemora com show em São Paulo neste sábado (22); leia a entrevista com o vocalista

A banda Francisco, El Hombre comemora neste sábado (22) o lançamento do disco "SoltaAsBruxa" com um show em São Paulo. Apesar do grupo estar há bastante tempo na ativa, este é seu primeiro álbum.

Leia mais:  Medulla lança novo disco e encontra seu som: "Não somos um padrão"

A banda Francisco, El Hombre faz show de lançamento de
Divulgação
A banda Francisco, El Hombre faz show de lançamento de "SoltaAsBruxa" neste sábado (22), em São Paulo

"Foi um trabalho bem grande, um trabalho para nos representar", explicou ao iG o mexicano Mateo Piracés-Ugarte, violonista e vocalista da Francisco, El Hombre , sobre o disco de estreia do grupo.

Apesar do disco ter saído só neste ano, o projeto é bem antigo. "Começamos a pensar [em gravar um álbum] há muitos anos, mas só em dezembro do ano passado gravamos mesmo, de uma vez", lembrou o cantor. "Tiramos todos os nossos medos e fomos trocando nossas ideias", disse.

Uma história com começo e fim

Um dos motivos pelo qual o grupo quis fazer um álbum cheio em vez de mais um EP foi o fato do disco ser uma história com começo e fim. "Passamos muito tempo no carro e nosso carro só aceita CDs, então ouvimos muitos álbuns inteiros", explicou Mateo. "O álbum cheio é uma obra completa, com começo, meio e fim. É uma história completa para as pessoas ouvirem sem interromper", continuou.

Leia mais: Secret Festival promove shows intimistas de Carne Doce e Mahmundi em SP

A intenção da banda foi abraçada pelos fãs: até agora, o sucesso de "SoltaAsBruxa" tem sido sensível. "A galera curtiu demais", garantiu o cantor.

Para ele, a temática política é um dos motivos para o disco ter caído nas graças dos fãs. "Nesses momentos pós-golpe parlamentar, a galera não precisa dançar e sorrir, precisa explodir", disse Mateo.

Documentário em Cuba

O lançamento de "SoltaAsBuxa" vem depois de uma grande turnê do grupo em Cuba. Eles fizeram shows na capital Havana e no interior do país. A viagem foi toda registrada e irá virar um documentário, com previsão de lançamento para o ano que vem.

"Cuba foi insano. As coisas mais básicas são diferentes. Lá, o mercado não tem uma abundância, o consumismo não rege", contou o cantor. "A questão de todo mundo ter acesso à educação é importante, todo mundo sabe escrever. Todo mundo entende o que é Cuba, o que é o embargo econoômico", continou. Esta foi uma das primeiras viagens dos músicos depois deles terem perdido equipamentos e instrumentos em um assalto na Argentina , em 2015.

Leia mais: BaianaSystem critica nova política cultural: "Temos a pior perspectiva possível"

Além da turnê, a banda gravou na ilha caribenha o clipe de "Triste, Louca ou Má", lançado no começo deste mês em sessões de cinema em São Paulo. "Gravar o clipe foi demais, a galera queria participar", lembrou. "A repercussão tem sido linda", garantiu.

O show de lançamento de "SoltaAsBruxa" terá participação de artistas que estiveram na produção do disco, além de uma apresentação da Onda Vaga e a festa Venga Venga. Os planos do grupo são continuar divulgando o álbum. "Vamos lançar mais clipes e espalhar essa mensagem contundente", garantiu Mateo.

Francisco, El Hombre em São Paulo
Quando: sábado, 22 de outubro, a partir das 22h
Onde: Audio Club (Av. Francisco Matarazzo, 694, Água Branca)
Quanto: de R$ 40 a R$ 80