Tamanho do texto

Festival chega a sua quarta edição em São Paulo em novembro; curador antecipa ao iG que evento acontecerá em fábrica têxtil abandonada

A cidade de São Paulo receberá em novembro a quarta edição do Secret Festival , que promoverá shows intimistas na capital. O lineup, divulgado aos poucos, já confirmou presença de Carne Doce, Mahmundi, Trambone de Frutas e outros artistas, mas o mais importante só será divulgado em cima da hora: o local do festival.

Leia mais: Gal Costa fala sobre sample de DJ americano e explica aproximação aos jovens

Mahmundi é uma das atrações confirmadas no Secret Festival, que acontece em São Paulo em novembro
Divulgação/Eduardo Magalhães
Mahmundi é uma das atrações confirmadas no Secret Festival, que acontece em São Paulo em novembro

Como o nome sugere, o  Secret Festival ainda é um festival cheio de segredos. Um deles é a localização, que só será revelada 48 horas antes do evento, apenas para quem já tem ingresso comprado. Essa prática é comum em shows do Sofar Sounds, iniciativa semelhante que chegou ao Brasil há cerca de quatro anos. O festival também terá outras características da iniciativa britânica, como sets intimistas que não passam dos 40 minutos de duração.

Até agora, cinco atrações já foram confirmadas: Carne Doce, Mahmundi, Trambone de Frutas, Lumen Craft e Tuyo. Ainda em outubro, o festival confirmará shows de uma banda canadense, de um músico inglês e de outra atração brasileira. "Levamos em conta a novidade, queremos mostrar como o panorama da música atual é diversificado e qualificado, tanto no Brasil como fora", explicou Dilson Laguna, um dos curadores do festival. "A gente tem como objetivo reunir o que há de mais atual no cenário", resumiu sobre a escolha do lineup.

Leia mais: Medulla lança novo disco e encontra seu som: "Não somos um padrão"

Apesar de não poder revelar o local onde o festival acontecerá, Laguna antecipa que a escolha pode surpreender. "Os locais onde essas apresentações vão acontecer também são atração, com locações fora do circuito tradicional de música ao vivo, propondo a ressignificação dos espaços e a fuga do tradicional", disse. Em São Paulo, o Secret acontecerá em uma fábrica têxtil desativada que nunca recebeu shows.

Sucesso no Brasil

O Sofar Sounds já não é novidade por aqui. A iniciativa, que promove shows intimistas em lugares inusitados, cresce em ritmo acelerado no País e hoje só está atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Só neste ano, 360 bandas se apresentaram em eventos do Sofar e a iniciativa está em 12 cidades brasileiras.

"Acho que carência por iniciativas alternativas fez com que a gente tivesse uma ótima entrada com o público", admitiu Laguna, que é um dos curadores do Sofar no Brasil. "A proposta de circular por lugares inesperados também fez com que o Sofar caísse no gosto do público", afirmou.

A banda goiana Carne Doce também é atração do Secret Festival em São Paulo; festival anunciará mais três nomes
Divulgação/Felipe Gabriel
A banda goiana Carne Doce também é atração do Secret Festival em São Paulo; festival anunciará mais três nomes

Com todo esse momento positivo, o Sofar acabou se tornando uma das principais ferramentas na fomentação da cena independente no País. "Cada vez mais há o interesse do público por novos artistas, já que a cena independente cresceu tanto em qualidade e deixou pra trás o estigma de 'garageira' e amadorismo", explicou Dilson sobre o novo momento dos artistas independentes no Brasil. "O público deseja conhecer e prestigiar o novo, atual e prolífero cenário independente brasileiro."

Leia mais: Cheio de brasilidade e sensualidade, "Eu" é excelente cartão de visitas de Héloa

O Secret Festival acontece em São Paulo em 6 de novembro. Antes, em 4 de novembro, o festival terá uma versão em Curitiba, com shows de Mahmundi, Trombone de Frutas, Lumen Craft, Tuyo e uma das atrações internacionais.

Secret Festival
Quando: domingo, 6 de novembro, a partir das 14h
Onde: local secreto (o endereço será divulgado 48 horas antes do evento)
Quanto: R$ 70 (primeiro lote)
Ingressos à venda no  site oficial do evento

    Leia tudo sobre: músicas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.