Tamanho do texto

Dono de uma filmografia extensa, Hanks resolveu trabalhar em 2016 e, aos 60 anos, protagoniza três filmes e pode voltar a disputar o Oscar

Principal estreia desta semana nos cinemas brasileiros, “Inferno” é estrelado por ninguém menos do que Tom Hanks. Essa é a segunda estreia do ator neste ano – ele também fez parte do elenco de “Negócio das Arábias”, lançado em agosto, e “Sully: o Herói do Rio Hudson”, previsto para chegar às telas brasileiras em dezembro.

Leia Mais:  As 7 coisas mais incríveis que aconteceram na New York Comic Con

Tom Hanks completou 60 anos recentemente e sua agenda de filmes continua cheia.
Divulgação
Tom Hanks completou 60 anos recentemente e sua agenda de filmes continua cheia.


Por este seu último, “Sully”, Tom Hanks receberá um título de honra no Hollywood Film Award com o prêmio Hollywood Actor Award pelo papel do Capitão Sully Sullenberger. Além disso, Hanks será presença garantida nos cinemas nos dois próximos anos: ele novamente dará vida ao xerife Woody, na animação da Disney “ Toy Story 4 ”, que chega em 2018, e também fará parte do elenco de “The Circle”, adaptação cinematográfica de uma obra do escritor David Eggers.

Leia mais: "O Lar das Crianças Peculiares" é a versão de Tim Burton para os X-Men

Carreira

Tom Hanks, ainda na década de 1980, iniciou sua carreira de ator participando de séries, que trouxeram visibilidade para seu trabalho e abriram diversas portas. Logo ele faria parte do filme “Splash”, seu primeiro grande sucesso. Em menos de 10 anos teve sua primeira indicação ao Oscar para a categoria de melhor ator com “Quero ser Grande", porém não levou a estatueta para casa.

Tom Hanks viveu
Divulgação
Tom Hanks viveu "Forrest Gump" em 1994 e levou um Oscar por sua interpretação.

Somente em 1993 ele finalmente ganharia o prêmio pela sua interpretação ao lado de Denzel Washington em “ Filadélfia ”, onde viveu o personagem Andrew Beckett, um homossexual soropositivo que foi vítima de discriminação em seu trabalho. Outros trabalhos marcantes de sua carreira são “ Forrest Gump ”, pelo qual também ganhou a estatueta dourada, “ O Resgate do Soldado Ryan ” e “ Náufrago ”. Hanks conta com mais de 120 indicações a prêmios ao longo de sua carreira como ator.

Quando não está na frente das telas, Tom Hanks se exercita como diretor e produtor de diversos títulos – incluindo entre eles trabalhos como “The Wonders: o sonho não acabou" e "Larry Crowne: O Amor Está de Volta", além de séries de televisão e documentários.

O ano em que completa 60 anos, no entanto, parece especial. Além de travar sua primeira colaboração com o lendário Clint Eastwood, Hanks retorna a um blockbuster pipoca ao dar vida, mais uma vez, ao simbologista Robert Langdon, pesronagem criado nos livros de Dan Brown. Conheça um pouco mais sobre os filmes protagonizados pelo ator em 2016.

“Negócio das Arábias” 

Tom Hanks lançou em agosto o filme
Divulgação
Tom Hanks lançou em agosto o filme "Negócio das Arábias".

Baseado em um livro de David Eggers, “Negócio das Arábias” conta a história de Alan, um estrangeiro que, para tratar de negócios, viaja para a Arábia Saudita. A trama do filme gira em torno do choque cultural vivido pelo protagonista, que, devido às diferenças do lugar, encontra-se em diversas situações inusitadas. De uma maneira sutil, “Negócio das Arábias” faz uma reflexão sobre o isolamento e o sentimento de solidão vividos por um estrangeiro em terras desconhecidas.

O filme é dirigido pelo alemão Tom Tykwer e é uma coprodução entre Inglaterra, França, Estados Unidos e Alemanha. A produção não é uma das maiores obras da carreira de Tom Hanks, porém foi bem recebido pela crítica.

Leia Mais:  Tom Hanks vive estrangeiro em busca de si mesmo em “Negócio das Arábias”

“Inferno” 

Em estreia, o filme é uma continuação da franquia  iniciada com "O Código DaVinci" e continuada com “Anjos e Demônios”, baseada nas obras literárias do escritor Dan Brown. Nele, Hanks vive mais uma vez o personagem Robert Langdon. Nesta sequência o protagonista acorda em uma cama de hospital, porém não tem memória de nada que tenha acontecido até então e, a partir disso, envolve-se novamente com um mistério a ser resolvido.

“Inferno” é dirigido por Ron Howard e teve o início de suas gravações em 2015 em Veneza, na Itália. Além de Tom Hanks, estão no elenco Felicity Jones e o francês Omar Sy.

“Sully: o Herói do Rio Hudson” 

Tom Hanks encarna o papel do Capitão Sully Sullenberger em filme baseado em uma história verídica.
Divulgação
Tom Hanks encarna o papel do Capitão Sully Sullenberger em filme baseado em uma história verídica.

Baseado na história real do piloto Chesley “Sully” Sullenberger, o filme conta o caso que ganhou os noticiários de todo o mundo quando o capitão Sully, em 2009, realizou um pouso emergencial no meio do Rio Hudson, em Nova York. Nenhum dos 155 tripulantes do voo sofreu ferimentos graves. A equipe do avião também saiu ilesa do episódio graças ao capitão da aeronave, que, após o acontecimento, foi aclamado como herói pelas pessoas.

Leia Mais:  Robert De Niro detona Donald Trump: "Eu gostaria de socá-lo no rosto"

Dirigido pelo experiente diretor Clint Eastwood, “Sully” foi bem recebido pela crítica, de forma geral. Sua premiere aconteceu em setembro no 43º Telluride Film Festival, e o filme debutou no topo das bilheterias americanas. No Brasil, o filme que pode levar Tom Hanks ao Oscar será lançado em dezembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas