Tamanho do texto

Segundos agências especializadas, o autor japonês é o nome mais indicado para levar o prêmio para casa na edição 2016 do Nobel de Literatura

Na próxima quinta-feira (13) será anunciado o tão aguardado resultado do prêmio Nobel de Literatura deste ano. O favorito ao título é o escritor japonês Haruki Murakami , autor de obras consagradas em todo o mundo como "1Q84", "Norwegian Wood" e "Kafka à Beira Mar". No Brasil, a editora responsável pelos seus trabalhos é a Alfaguara.

Leia Mais: Dez filmes imperdíveis para assistir no Festival do Rio 2016

Haruki Murakami é o favorito ao Nobel de Literatura deste ano.
Divulgação
Haruki Murakami é o favorito ao Nobel de Literatura deste ano.

Desde 2011, Murakami está na lista de possíveis nomes para ganhar o prêmio, mas nunca foi o escolhido. De acordo com estatísticas da Ladbrokes, companhia inglesa especializada em jogos e apostas, a chance do autor levar Nobel dessa vez é de 20%, ou 4 para 1, contra 6 para 1 do segundo favorito no ranking, o poeta sírio, Adonis . Os outros cotados para o prêmio são, respectivamente, o romancista americano Philip Roth , o queniano Ngugi wa Thiong'o e Joyce Carol Oates , também dos Estados Unidos.

Leia Mais:  Leonardo DiCaprio pode ser o primeiro astro de Hollywood a viajar para Marte

A lista de favoritos não passa de especulação – a academia sueca, responsável por analisar os autores e escolher o contemplado pelo prêmio – só divulga quem estava concorrendo oficialmente 50 anos depois, ou seja, o ranking real só seria público no ano de 2066.

O Nobel de Literatura foi criado no ano de 1901 pelo cientista Alfred Nobel com o intuito de honrar um autor que produza obras excepcionais e que indiquem o “caminho ideal” da literatura. O evento acontece anualmente, e só deixou de ser entregue no curso da 2ª Guerra Mundial entre os anos de 1940 e 1943, e nomes ilustres, como Mario Vargas Llosa, José Saramago e Pablo Neruda, já ganharam o prêmio. Em 2015, a jornalista Svetlana Alexijevich foi a escolhida pela academia.

Murakami, principal aposta para esse ano, é um escritor japonês que vive nos Estados Unidos. Ele tem 67 anos. Sua obra é composta, em sua maior parte, por romances de ficção e já foram traduzidas para mais de 50 línguas e tiveram milhões de cópias vendidas ao redor do mundo todo. Seu nome passou a ser um destaque no campo literário depois da publicação de “Norwegian Wood”, no ano de 1987. O autor foi agraciado com o prêmio Franz Kafka, em 2006.

Leia Mais:  “Divorce” marca retorno de Sarah Jessica Parker à HBO

O vencedor do Nobel de Literatura será divulgado no dia 13 de outubro.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.