Tamanho do texto

Principal evento cinematográfico do País vai exibir 250 filmes de mais de 60 países entre os dias 6 e 16 de outubro na cidade maravilhosa

Cena do filme
Divugação
Cena do filme "Eu, Daniel Blake", vencedor da Palma de Ouro em Cannes e que será exibido no Festival do Rio 2016

Entre os dias 6 e 16 de Outubro, a cidade do Rio de Janeiro receberá o Festival do Rio 2016 com a exibição de alguns dos filmes e documentários mais comentados e premiados da temporada. Serão apresentados novos trabalhos de diretores consagrados ao redor do globo em cerca de 20 lugares diferentes da cidade.

+Paraíso dos cinéfilos paulistanos, Reserva Cultural chega ao Rio de Janeiro

Além das mostras tradicionais como o Panorama do Cinema Mundial, Première Brasil, Première Latina, Expectativa, Mostra Geração, Midnight Movies & Docs, Fronteiras, Meio Ambiente e Itinerários Únicos, o festival traz novas mostras nesta edição, como Cinema Marginal, Universal Monsters e Artistas Viajantes.  

Andreia Horta interpreta a cantora Elis Regina no filme
Divulgação
Andreia Horta interpreta a cantora Elis Regina no filme "Elis"


Alguns filmes que serão exibidos durante a programação do evento são o ganhador da Palma de Ouro em Cannes, “Eu, Daniel Blake” , dirigido pelo inglês Ken Loach; o aclamado “Dog Eat Dog” , estrelado por Nicolas Cage, Willem Dafoe e Christopher Matthew Cook, que recebeu boas críticas em Cannes e “Elis” , que conta a história de Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira.

+ Itaú Cultural promove cursos que debatem função política da arte

Em seu terceiro ano consecutivo, o Prêmio Felix também fará parte da programação do Festival. Buscando celebrar a diversidade no cinema, a proposta do prêmio é reunir os melhores e mais consagrados filmes com temática LGBTQ.

Cena do filme
Divulgação
Cena do filme "Dog Eat Dog", protagonizado por Nicolas Cage, Willem Dafoe e Christopher Matthew Cook


Este ano, 28 filmes já estão concorrendo ao prêmio como ficção e documentário e terão como jurados Katia Adler, organizadora e diretora do Festival de Cinema Brasileiro de Paris e dos Festivais de Toronto e Montreal, Milton Cunha, jornalista, carnavalesco e comentarista da TV Globo e Gilson Packer, gerente geral do CineSESC e coordenador do Projeto Tchorfland, que retrata 20 anos da militância LGBT em São Paulo. 

+ Conheça curiosidades do Emmy, maior premiação mundial da TV

O Festival também contará com seminários e workshops de grandes nomes do audiovisual brasileiro, como Ana Maria Moretzshon (roteirista), Hsu Chien (diretor), Walter Carvalho (diretor de fotografia) e Lucas Paraízo (roteirista), além de receber os RioMarkets, área de negócios do Festival que este ano está dividido em quatro sessões: TV, Filme, Moda e Filme e Propaganda.

Confira a programação completa no site do evento .