Tamanho do texto

Ícone do soul e do jazz ganha tratamento especial com lançamento recheado de material extra e de bastidor. Obra chega às lojas em 21 de outubro

Para quem gosta de jazz, uma notícia para lavar a alma. A Columbia e a Legacy Recordings , divisão de catálogo da Sony Music Entertainment, anunciaram para 21 de outubro o lançamento de “Miles Davis Quintet: Freedom Jazz Dance: The Bootleg Series, Vol 5”. A caixa conta com três CDs que registram a evolução musical de Miles Davis em estúdio, entre 1966 e 1968, trabalhando com seu “segundo grande quinteto”.

+ Beyoncé, Justin Bieber e Rihanna lideram indicações no MTV EMA 2016

Miles Davis ganha uma edição especial de luxo no ano que completaria 90 anos
Divulgação
Miles Davis ganha uma edição especial de luxo no ano que completaria 90 anos

A mais nova edição da aclamada série proporciona um olhar sem precedentes sobre o processo criativo de Miles Davis , com as sessões completas de gravações, incluindo ensaios, takes alternativos e parciais e extensas conversas de estúdio.

+ Bebê de "Nevermind" reencena a capa do álbum após 25 anos

Celebrando o 50º aniversário de “Miles Smiles”, o antológico segundo álbum de estúdio gravado pelo Miles Davis Quintet – Miles Davis (trompete), Wayne Shorter (sax tenor), Herbie Hancock (piano), Ron Carter (baixo) e Tony Williams (bateria) – esta nova e definitiva coleção conta com os takes originais de performances que fariam parte dos discos “Miles Smiles” (1967), “Nefertiti” (1968) e “Water Babies” (gravado em 1967, lançado em 1976), além de mais de duas horas de gravações inéditas de estúdio das sessões originais produzidas por Teo Macero (com exceção de “Fall”, produzida por Howard A. Roberts).

A caixa “Miles Davis Quintet: Freedom Jazz Dance: The Bootleg Series, Vol 5” foi produzida para este lançamento contemporâneo pelo time ganhador de múltiplos Grammy Awards formado por Steve Berkowitz, Michael Cuscuna e Richard Seidel. O álbum foi mixado a partir das fitas de quatro canais e masterizadas pelo engenheiro e também vencedor do Grammy Mark Wilder, no Battery Studios, em Nova York, em julho de 2016.

+ Homenageada em 2017, Ivete Sangalo solta a voz em samba enredo da "Grande Rio"

Capa do disco “Miles Davis Quintet: Freedom Jazz Dance: The Bootleg Series, Vol 5”
Divugação
Capa do disco “Miles Davis Quintet: Freedom Jazz Dance: The Bootleg Series, Vol 5”

Além de mais de duas horas de inéditas sessões de estúdio, a coleção traz ainda “Blues in F (My Ding)”, uma rara e única gravação caseira de Miles, demonstrando ao piano para Wayne Shorter um novo blues no qual vinha trabalhando.

O produto traz um texto revelador sobre os bastidores das gravações escrito pelo ganhador do Grammy Ashley Kahn, autor de “Kind of Blue: The Making of the Miles Davis Masterpiece”, além de novas entrevistas com os membros do quinteto Ron Carter e Wayne Shorter.

Miles Davis - ícone musical norte-americano e símbolo cultural internacional - teria completado 90 anos de idade em 26 de maio deste ano. Para celebrar o 90º aniversário de Miles, a Legacy Recordings e o Polygraph.cool (inovadora publicação online que é pioneira na arte de gráficos interativos) lançaram o Universe of Miles Davis, um site em que se pode visualizar o contínuo impacto da obra do artista.