Tamanho do texto

Música pop foi inspirada nos Beatles e completamente produzida pelo software Flow Machines; ouça e entenda como o programa funciona

Para quem acredita que a revolução das máquinas está aí, temos mais um indício: foi lançada nessa segunda-feira (19) a música "Daddy's Car", a primeira canção totalmente produzida por inteligência artificial.

Leia mais:  Cópia de Ringo Starr de álbum dos Beatles é o disco mais caro da história

Música
Reprodução
Música "Daddy's Car", a primeira produzida por inteligência artificial, foi inspirada em obras dos Beatles

A música foi produzida pelo software Flow Machines, criado por cientistas do Sony CSL Research Laboratory. De acordo com os desenvolvedores, o programa aprende as características dos estilos musicais através de uma ampla base de dados e combina as técnicas e cada som de cada ritmo.

Leia mais:  Lady Gaga lança nova música e dá detalhes sobre o próximo álbum

Para "Daddy's Car", o software usou clássicos dos Beatles como inspiração e o resultado foi uma canção pop de exatos três minutos que lembra muito alguns trabalhos do quarteto britânico, mas com um toque mais contemporâneo.

Como funciona

A música foi criada a partir da combinação de diversas canções do banco de dados LSDB. De acordo com os desenvolvedores, a base de dados tem cerca de 13 mil partituras de faixas dos mais diferentes estilos, que vão de sucessos da Broadway até ritmos brasileiros.

No caso de "Daddy's Car", o compositor Benoît Carré foi o responsável pela produção da faixa. Ele selecionou no software FlowComposer os estilos musicais que queria combinados – no caso, o exemplo escolhido foram as produções dos Beatles – e o programa gerou uma partitura a partir do cruzamento das informações que encontrou no banco de dados.

O compositor interveio mais uma vez no processo ao excertos de som ao áudio de outras músicas do banco de dados para produzir a melodia da partitura gerada pelo FlowComposer. Para isso, Carré utilizou o software Rechord, também desenvolvido pelo Sony CSL Research Laboratory.  Por fim, o compositor mixou a faixa para lançar a sua versão final.

Leia mais: Rick Bonadio: "O rádio hoje não representa o que é a música no Brasil"

"Daddy's Car" é parte de um álbum que o Sony CSL Research Laboratory pretende lançar com faixas exclusivamente produzidas pelos seus softwares. A previsão do laboratório é que o disco fique pronto no ano que vem.

Ouça abaixo a música "Daddy's Car":


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas