Tamanho do texto

Cineasta conhecido por "Los Angeles – Cidade Proibida" e filme estrelado por Eminem morreu em sua casa na Califórnia na noite dessa terça (20)

Morreu na noite dessa terça-feira (20) o cineasta Curtis Hanson , diretor de  "8 Mile – Rua das Ilusões" e "Los Angeles – Cidade Proibida". A morte do americano foi confirmada pelo site da revista "Variety".

Leia mais: Mel Gibson ensaia nova volta por cima em Hollywood com filmes pacifistas

O diretor Curtis Hanson morreu aos 71 anos em sua casa em Los Angeles
Reprodução/LA Times
O diretor Curtis Hanson morreu aos 71 anos em sua casa em Los Angeles

A causa da morte de Curtis Hanson ainda não foi divulgada, mas o site "TMZ" acredita que o cineasta foi vítima de um ataque cardíaco.

Nascido na cidade de Reno, nos Estados Unidos, Hanson começou a carreira como escritor e editor da revista "Cinema". Um de seus primeiros trabalhos foi como co-roteirista de uma adaptação do livro "Horror de Dunwich", de HP Lovecraft, em 1970. Sua estreia como diretor aconteceu em 1973, com "Sweet Kill".

Leia mais: De "Avatar" a "Star Wars", veja os 10 filmes que Gisele Bündchen mais ama

O grande marco de sua carreira foi o drama "Los Angeles – Cidade Proibida", lançado em 1997. Inspirado no livro homônimo de James Ellroy, o longa conta a história de um grupo de policiais de Los Angeles e sua relação corruptiva com as estrelas de Hollywood.

Estrelado por Kevin Spacey, o filme apresentou ao público os australianos Russel Crowe e Guy Pearce. O longa foi indicado a nove categorias no Oscar de 1998 e venceu duas: melhor roteiro adaptado, prêmio dado a Curtis Hanson, e melhor atriz coadjuvante pela atuação de Kim Basinger, que também levou o Globo de Ouro na mesma categoria.

Leia mais: Os 100 melhores filmes do século XXI

Anos 2000

Em 2000, Hanson voltou às telonas com "Garotos Incríveis", estrelado por Michael Douglas, Tobey Maguire e Robert Downey Jr. O filme ganhou o Oscar e o Globo de Ouro por melhor canção original com "Things Have Changed", música de Bob Dylan.

Três anos depois, o cinesta voltou a concorrer nas grandes premiações com "8 Mile – Rua das Ilusões", filme estrelado por Eminem. O longa também venceu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor canção original com "Lose Yourself", cantada pelo rapper americano.

Um dos últimos trabalhos de Curtis Hanson foi o filme "Grande Demais Para Quebrar", produzido pela HBO em 2011 sobre a crise imobiliária nos Estados Unidos. O diretor também trabalhou em "O Grande Ano" (2011) e "Tudo por um Sonho" (2012).