Tamanho do texto

O queridinho de Wes Anderson faz aniversário nesta quarta-feira (21) e nós relembramos os momentos marcantes na carreira do ator

Nesta quarta-feira (21), um dos atores mais memoráveis do cinema norte-americano está fazendo aniversário! Bill Murray chega aos 66 anos de idade com uma trajetória cheia de sucessos e algumas características curiosas para serem adicionadas no currículo.

Bill Murray completa 66 anos de idade com carreira consolidada
Reprodução
Bill Murray completa 66 anos de idade com carreira consolidada

Atuando desde o início dos anos 70, ele protagonizou o seu primeiro filme em 1979. A comédia "Almôndegas" foi dirigida por  Ivan Reitman , e essa não foi a única porta que o diretor abriu para Bill Murray . Poucos anos depois, ele estrelaria o que viria a se tornar um clássico. Em 1984 viveu Peter Vankman, um dos atrapalhados "Os Caça-Fantasmas" que também foi dirigido por Reitman. O filme, como o próprio nome já diz, conta a história de um grupo de homens que prestam o serviço de exterminar forças fantasmagóricas.

Virou um nome reconhecido entre comediantes e estrelou quadros no "Saturday Night Live" por muitos anos, mas não só de comédias foi construída sua carreira. Foi dirigido por Sofia Coppola no drama "Encontros e Desencontros", de 2003, filme em que contracenou com Scarlett Johnasson e também lhe rendeu sua única indicação ao Oscar até o momento.

E não podemos deixar de reconhecer uma grande história de amor quando a vemos: Wes Anderson e Bill Murray. O primeiro filme do diretor e estrelado pelo ator foi "Três é Demais", de 1998, e desde então Murray esteve em todos os longa-metragens dirigidos por Wes.

Então, em comemoração aos 66 anos de idade do ator, separamos uma seleção de cinco filmes imperdíveis para prestigiar seu trabalho. Confira:

"Os Caça-Fantasmas" (1984)

Três cientistas na área da psicologia trabalham juntos na Columbia University e pesquisam sobre casos paranormais. Quando eles são demitidos, um deles sugere que abram um negócio juntos: a empresa exterminadora de fantasmas "Ghostbusters". Sem nenhum cliente a princípio, quando a violoncelista Dana Barrett procura pelos serviços dos três, a coisa fica bem louca - e engraçada.

"Feitiço do Tempo" (1993)

Quando um repórter meteorologista vai até uma cidade pequena para cobrir a história sobre o "Dia da Marmota", ele se vê preso no tempo e condenado a vivenciar o mesmo dia para o resto de sua vida.

"Os Excêntricos Tenenbaums" (2001)

Uma família estranha que não se vê há muitos anos se reúne quando o pai anuncia que está com uma doença terminal. O filme segue a marca registrada do diretor Wes Anderson, com uma tabela de cores lindíssima e um misto de drama e comédia no ponto certo.

"Encontros e Desencontros" (2003)

Sofia Coppola disse certa vez que esse filme não existiria sem Bill Murray e é verdade. O ator vive um ator em decadência que vai para Tóquio gravar um comercial. Lá vive uma história de amor totalmente inusitada e fora das convenções com uma jovem americana frustrada que está lá em lua de mel. A sintonia com Scarlett Johansson é palpável, mas é Murray quem faz de "Encontros e Desencontros" algo tão sutilmente memorável. 

"Flores Partidas" (2005)

Nesse delicioso e existencial road movie de Jim Jarmusch, Murray faz o de sempre, mas faz muito bem. Depois de ser abandonado pela namorada, o personagem do ator parte em busca do filho que não sabia que tinha e que é informado da existência por uma carta. Agridoce e irresistível!

Bônus: Bill Murray roubando batatas-fritas

Essa história não é um filme, mas merece ser mencionada. Por muito tempo circulou na internet um boato curioso de que Murray tem o hábito excêntrico de roubar batatas fritas de desconhecidos em público, mas ele sempre desmentia quando questionado sobre o assunto. Finalmente teve uma pessoa que conseguiu registrar esse momento, no aeroporto de Martha, em Massachusetts. Quando postado na internet, muita gente começou a se manifestar dizendo que também havia passado por isso! Inclusive um moço de Nova York relatando que na ocasião ameaçou divulgar que o ator havia roubado suas batatas fritas, ao que ele respondeu: "Ninguém vai acreditar em você". Pois é.

Bill Murray roubando batatas fritas de desconhecidos
Reprodução
Bill Murray roubando batatas fritas de desconhecidos