Tamanho do texto

Tanto em drama quanto em comédia, minissérie ou filme, está claro que a maior briga da premiação está nas categorias femininas

Chegamos à reta final do Emmy 2016. Neste domingo (18), a premiação da televisão norte-americana será exibida pela emissora ABC, nos EUA, e pela Warner Channel, no Brasil. Este ano, apesar da liderança de indicações de “Game of Thrones”, a qualidade entre os concorrentes é tão grande que está difícil fazer apostas com convicção. Mas as categorias mais imprevisíveis do momento são as disputadas pelas mulheres.

+ "Game of Thrones" se tornou o drama mais premiado da história no Creative Emmys

Keri Russell está indo para sua 5ª temporada em
Reprodução
Keri Russell está indo para sua 5ª temporada em "The Americans"

Entre as indicações deste ano, tem muitas figurinhas repetidas, assim como rostos inéditos que não haviam sido reconhecidos ainda pela premiação. Um bom exemplo é a atriz Keri Russell , que já está indo para o seu quinto ano de sucesso em “The Americans” e é uma das indicadas na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática pelo papel de Elizabeth Jennings. Apesar de ter recebido um Globo de Ouro na mesma categoria em 1999 por “Felicity”, essa é a primeira vez da atriz no Emmy.

Com certeza Keri não vai conseguir levar esse prêmio para casa sem uma boa briga. Claire Danes vem sendo indicada ao prêmio desde 2012 pelo papel de Carrie Mathison em “Homeland”, e já venceu duas vezes - ou três, se contarmos que em 2010 ela foi contemplada por “Temple Grandin”. Mas quem ostenta a coroa de melhor atriz em drama no momento é Viola Davis . A estrela de "How to Get Away with Murder" ganhou o prêmio no ano passado ao concorrer pela primeira vez, além de já ter sido indicada a dois Oscar: por "Histórias Cruzadas" em 2012 e "Dúvida" em 2009.

+ Dez indicados que podem nos surpreender no Emmy 2016

Tatiana Maslany vive seis papeis diferentes em
Reprodução
Tatiana Maslany vive seis papeis diferentes em "Orphan Black"

A categoria ainda conta com o fator "Orphan Black" para tornar as coisas mais incertas. Entre indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro nos últimos anos, os fãs de Tatiana Maslany ficam mais furiosos a cada vez que a atriz não vence um prêmio - ressaltando que ela interpreta seis papeis diferentes na mesma série. Talvez seja realmente a hora de reconhecer sua versatilidade!

Alguém pode chegar a estranhar que não consta nenhum nome de "Game of Thrones" nesta lista Pois não seja por isso! Na disputa pelo prêmio de melhor atriz em série coadjuvante, três atrizes da série estarão competindo pelo mesmo prêmio: Maisie Williams , pelo papel de Arya Stark; Emilia Clarke , intérprete de Daenerys Targaryen; e Lena Headey , que vive a icônica Cersei Lannister. É quase certo afirmar que alguma das três levará o prêmio para casa.

Atrizes em comédia

As categorias de comédia estão sendo tomadas por novidades enquanto deixam para trás algumas clássicas que costumavam reger as premiações. Na disputa pelo prêmio de melhor atriz, as coisas não são diferentes. Nos últimos quatro anos, tem sido difícil ir contra Julia Louis-Dreyfus . A protagonista de "Veep" levou todos os prêmios para casa.

+ Jimmy Kimmel apresentará a cerimônia do Emmy Awards

Lily Tomlin é um grande sucesso em "Grace and Frankie" e volta à disputa pelo segundo ano com um reconhecimento merecido. No entanto, Amy Schumer pode ser uma ameaça real ao legado de Julia. Apesar de já ter perdido para a atriz outras vezes, Amy se tornou uma grande atração na América e pode trazer novos ares à premiação.

No campo das novidades, Tracee Ellis Ross está arrasando em "Black-ish" e garantiu pela primeira vez seu lugar na lista de indicadas pela sua atuação de Rainbow Johnson na série. Será que ela terá o que é necessário para tirar Julia Louis-Dreyfus do trono?

Julia Louis-Dreyfus é a melhor atriz em comédia nos últimos quatro anos, segundo o Emmy
Divulgação
Julia Louis-Dreyfus é a melhor atriz em comédia nos últimos quatro anos, segundo o Emmy