Tamanho do texto

Às vésperas da premiação deste ano, todos já tem seus favoritos. Quais são, no entanto, os indicados que nos surpreenderiam com uma vitória?

Indicados ao Emmy Awards 2016
Reprodução
Indicados ao Emmy Awards 2016

Tá chegando a hora! O Emmy 2016 vai ao ar no próximo domingo (18) com apresentação de Jimmy Kimmel , do talk show "Jimmy Kimmel Live!", e participação de grandes nomes da televisão norte-americana na entrega dos prêmios.

Os indicados foram anunciados dia 14 de julho por Lauren Graham de "Gilmore Girls", que está para retornar pela Netflix , e Anthony Anderson , da série de comédia "Black-ish", exibida pela ABC e sucesso nos Estados Unidos. A lista do Emmy 2016 nos trouxe muita coisa que já era de se esperar, como a liderança de "Game of Thrones", que recebeu 23 indicações no total, assim como algumas decepções, sendo uma delas a ausência de "Orange is the New Black", que recebeu apenas uma indicação (em "Melhor Elenco em Série Dramática").

Mas também nos presenteou com algumas boas surpresas que podem ser o auge de 2016 para quem acompanha a temporada de premiações. Quais seriam as vitórias mais inesperadas que poderiam acontecer neste ano?

1. "Mr. Robot" como Melhor Série Dramática

Mr. Robot
Divulgação
Mr. Robot


" Mr. Robot " tem apenas uma temporada finalizada, está na metade da 2ª e demonstrou excelência desde o primeiro episódio. Com uma proposta inovadora envolvendo temáticas psicológicas e sobre cyber segurança, a série é uma das mais bem vistas entre os lançamentos de 2015, e era de se esperar que o Emmy se atentasse a sua qualidade.

2. "Homeland" como Melhor Série Dramática

" Homeland " foi excepcional em seus primeiros anos, dominando a lista de indicados ao Emmy e com uma base de fãs sólida e aclamação da crítica. Esse vigor, no entanto, foi minguando e, consequentemente, a credibilidade da produção. A série ficou de fora dos prêmios nos dois últimos anos. Em sua 5ª temporada, a série recuperou o fôlego e recebeu elogios pela qualidade apresentada. De volta à disputa, pode ser uma boa zebra.

3. Qualquer coisa que ganhe de "Game of Thrones" em série dramática

Apesar da qualidade inegável das concorrentes citadas acima, há um fator que faz com que a vitória tanto de "Homeland" quanto de "Mr. Robot" seja vista com surpresa: " Game of Thrones ". Em seu sexto ano, o drama fantástico da HBO elevou sua qualidade que vinha sendo colocada em questão nos anos anteriores - e mesmo assim ainda dominava as premiações. Após servir os fãs e críticos com uma qualidade de entretenimento e enredo quase que impecável, a série não abre muito espaço para dúvidas de que irá arrebatar todos os prêmios que puder - como já o fez na cerimônia do Creative Emmys , que precede a premiação. Será que o jogo pode virar?

4. Keri Russell como Melhor Atriz em Série Dramática

" The Americans " apresentou sua 4ª temporada neste ano e, finalmente, Keri Russell foi vista pelo Emmy por seu trabalho como Elizabeth Jennings na série. Esta é a primeira vez que a atriz entra na competição do prêmio, indo contra peixes grandes como Claire Danes ("Homeland"), Viola Davis ("How to Get Away with Murder") e Robin Wright ("House of Cards"). Além disso, existe sempre a possibilidade de que Tatiana Maslany seja contemplada por seus múltiplos papeis em "Orphan Black". A disputa está acirradíssima e sem grandes favoritas.

5. Maisie Williams como Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática

Game of Thrones - 6ª temporada
Divulgação
Game of Thrones - 6ª temporada

Levando em consideração as indicadas da categoria, é quase seguro afirmar que o prêmio irá para alguma das atrizes de "Game of Thrones". No entanto, por mais que Maisie faça um excelente trabalho como Arya Stark desde o início da série, ela está indo contra Lena Headey , a icônica Cersei Lannister, e Emilia Clarke , a mãe dos dragões, também conhecida como Daenerys Targaryen.

6. "Master of None" como Melhor Série Cômica

Depois do fim de "Parks and Recreation", Aziz Ansari provou que continua mestrando o humor com perfeição. Criador e protagonista de "Master of None", lançou uma comédia que bate de frente com esteriótipos e preconceitos que sempre são apresentados em produções audiovisuais, com piadas leves e certeiras, acertando direto no ponto. Outra grande surpresa seria a primeira vitória da Netflix, responsável pela distribuição da série, na categoria de série cômica. "Unbreakable Kimmy Schmidt", também da Netflix, é indicada na categoria e pode causar o mesmo efeito.

7. Lily Tomlin por Melhor Atriz em Série Cômica

Lily Tomlin vive Frankie, em
Reprodução
Lily Tomlin vive Frankie, em "Grance and Frankie"

" Grace and Frankie " é uma das melhores séries cômicas produzidas na atualidade. Com um humor leve e certeiro, assim como "Master of None", não tem apelo sexy e não é parecido com nada que tenhamos visto antes - e é daí que vem sua genialidade. Num mundo de sitcom e comédias que tendem a apelar para o besteirol, a vitória de Lily Tomlin, assim como a de "Master of None", poderia significar uma nova era de comédias.

8. Will Forte como Melhor Ator em Série Cômica

O protagonista de " The Last Man on Earth " carrega nas costas a responsabilidade de ter recebido a única indicação da série ao Emmy desse ano. Em 2015, a comédia foi indicada em quatro categorias diferentes, mas a segunda temporada aparentemente não caiu nas graças da academia tanto quanto a primeira. Forte está em clara desvantagem, indo contra nomes como Aziz Ansari ("Master of None") e Anthony Anderson ("Black-ish").

9. "The Night Manager" como Melhor Minissérie

Assim como acontece com "Mr. Robot" e "Homeland" na categoria de Melhor Série Dramática, a questão aqui não é a qualidade do programa que está em questão, mas sim a qualidade de suas concorrentes. "The Night Manager", estrelada por Tom Hiddleston e Hugh Laurie , está disputando a categoria com "The People v. O.J. Simpson: American Crime Story", minissérie que já foi muito bem premiada na Creative Emmys no último sábado (10).

10. Liev Schreiber como Melhor Ator em Série Dramática

Liev Schreiber é um dos indicados à categoria de Melhor Ator em Série Dramática por seu papel em
Reprodução
Liev Schreiber é um dos indicados à categoria de Melhor Ator em Série Dramática por seu papel em "Ray Donovan"

O protagonista de " Ray Donovan " vem concorrendo não só ao Emmy, mas também ao Globo de Ouro, desde a primeira temporada da série. Reconhecida pela crítica e pelo público norte-americano, a série ainda não bombou no Brasil, mas chegará com três temporadas de uma vez na Netflix ainda este mês . Apesar do sucesso, "Ray Donovan" ainda não foi muito bem reconhecida pelas premiações de TV até o momento, mas este pode ser o ano em que o jogo irá virar.