Tamanho do texto

O evento acontece a partir desta sexta-feira (26) no Pavilhão do Anhembi e reúne autores e lançamentos nacionais e internacionais. Confira destaques

A 24ª edição da Bienal Internacional do Livro acontece a partir desta sexta-feira (26) e vai até o dia 4 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O evento acontece na cidade a cada dois anos, revezando a sede com o Rio de Janeiro, e é reconhecido por reunir diversos autores, editoras e lançamentos de todos os gêneros e para todos os tipos de público. Por isso, o tema desta edição é "Histórias em Todos os Sentidos".

Como em todos os anos, a Bienal Internacional do Livro traz atrações para atrair o público jovem, e dessa vez teremos a presença de figuras que estão bombando no cenário da web. Além disso, teremos autores nacionais importantes no âmbito da literatura de fantasia, um campo não tão explorado no Brasil. Também estarão presentes autores, tanto iniciantes quanto os mais experientes, em literatura infantil e infanto juvenil. Confira algumas das principais atrações presentes nesta edição do evento:

24ª Bienal Internacional do Livro começa nesta sexta-feira (26)
Divulgação
24ª Bienal Internacional do Livro começa nesta sexta-feira (26)

Maurício de Souza (27/08, às 11h)

O cartunista responsável pela criação da "Turma da Mônica", que apresentou e apresenta até hoje muitas crianças à leitura, já é presença registrada na Bienal todos os anos. Este ano, a sessão de autógrafos com o autor acontece no segundo dia de evento, às 11 da manhã.

Fernanda Takai (28/08, às 16h)

Reconhecida como cantora e compositora da banda Pato Fu, Takai agora se aventura no campo da literatura infantil. Lançando o livro "O Cabelo da Menina", ela fará a leitura do livro e apresentará a trilha sonora especial que compôs em parceria com o marido John Ulhoa. A autora conta que o livro foi inspirado em sua filha, que quando era pequena gostava de fazer penteados diferentes no cabelo e sair assim, bem "esquisita".

Fernanda Gentil (31/08, às 18h)

A jornalista esportiva e repórter da Rede Globo estará presente no estande da Editora Intrinseca para uma sessão de autógrafos pelo seu livro recém-lançado, "Gentil como a gente".

+ Kéfera supera visualizações de Anitta no YouTube com paródia da cantora

Kéfera fará bate-papo com fãs na Bienal Internacional do Livro
Reprodução
Kéfera fará bate-papo com fãs na Bienal Internacional do Livro

Kéfera Buchmann (01/09, às 17h)

Aos 23 anos, é uma das principais influenciadoras da internet com mais de nove milhões de inscritos em seu canal do YouTube "5incominutos". Em 2015, lançou seu primeiro livro, chamado "Muito Mais que 5inco Minutos", pela Editora Companhia das Letras, e estará presente na Bienal no dia 1 de setembro para promover um bate-papo descontraído sobre suas experiências do dia a dia, sua carreira na área do entretenimento e as histórias de seu livro.

Jout Jout, PC Siqueira e Alexandre Matias (02/09, às 19h)

Os YouTubers Jout Jout e PC Siqueira estarão presentes em um bate-papo que também contará com o jornalista Alexandre Matias, autor do livro "PC Siqueira está morto", publicadora pela editora Companhia das Letras, assim como o livro de Jout Jout, "Tá todo mundo mal". Assim como no evento de Kéfera, será uma conversa descontraída com o público sobre as questões do dia a dia e de seus livros.

Lucinda Riley (03/09, às 15h)

A autora irlandesa já esteve na lista de best-sellers do The New York Times por conta de seus romances históricos. Já foi publicada em 36 países, em 22 línguas, e agora vem ao Brasil pela segunda vez na Bienal Internacional do Livro para lançar dois livros pela Editora Arqueiro: "A Garota Italiana" e o terceiro livro de sua série "As Sete Irmãs".

+ Fernanda Gentil deixou de lado o álcool para entrar na Globo

André Vianco terá seu best-seller de fantasia relançado na Bienal Internacional do Livro
Divulgação
André Vianco terá seu best-seller de fantasia relançado na Bienal Internacional do Livro

André Vianco

O autor do best-seller "Os Sete" é um dos principais nomes quando se trata de literatura nacional de fantasia. O livro foi publicado em 2000 de forma independente e, pela primeira vez, será lançado por uma editora. A Aleph terá o lançamento na Bienal Internacional do Livro e o autor estará presente neste fim de semana (27 e 28/08) e no próximo (3 e 4/09) para sessão de autógrafos. Vianco mistura diversos elementos da literatura fantástica, mas o seu favorito são os vampiros. Vale a pena conferir para quem gosta de histórias misteriosas e quer prestigiar o mercado nacional.

Lançamentos

Uma das atrações do evento é a PerSe, uma plataforma que ajuda escritores a se autopublicarem, tanto cópias físicas quanto e-books, e escolherem o quanto de retorno irão receber com a venda dos livros. Na Bienal, mais de 60 autores independentes terão a oportunidade de divulgar suas obras no estande da PerSe.

A Melhoramentos também estará presente com um estande repleto de novidades para os leitores. Em destaque para o público infantil, teremos o novo livro do Ziraldo, chamado "Meninas", inspirado no clássico "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll. Mas a editora também terá alguns lançamentos para o público jovem adulto, além de especializados na área da culinária para quem ama cozinhar ou está tentando pegar o jeito.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.