Tamanho do texto

O cineasta que se declarou o rei do mundo ao ganhar o oscar completa 62 anos de idade. Saiba mais sobre um dos maiores diretores de Hollywood

James Cameron, um dos diretores mais famosos de Hollywood, está completando 62 anos anos de vida. Conhecido por chefiar produções extravagantes, inovadoras e cheias de efeitos especiais, a palavra pioneiro já foi associada a Cameron em mais de uma oportunidade. Suas contribuições ao desenvolvimento do cinema vão desde filmagens de baixo d'água ao aprimoramento da tecnologia 3D.

+ Novelas da Globo dos anos 2000 que mexeram com o público

James Cameron completa 62 anos nesta terça-feira (16)
Divulgação
James Cameron completa 62 anos nesta terça-feira (16)

O diretor também é um defensor de causas ambientais evirou até mesmo uma espécie de sapo na Venezuela, chamada "Prismantos Jamescameroni". James Cameron também é conhecido por ser uma pessoa muito difícil, criando dificuldades para as pessoas que com ele trabalham. O autor Orson Scott Card o descreveu como  "cruel e egoísta". A própria Kate Winslet, que protagonizou o filme "Titanic", afirmou que só trabalharia com ele de novo caso ganhasse muito dinheiro, já que classificou o temperamento dele como muito difícil de lidar. 

 +  Minisséries da Globo dos anos 80 que inovaram e conquistaram o público

O casamento do cineasta com a também diretora Kathryn Bigelow também atraiu a atenção da mídia, em especial o conturbado divórcio dos dois. Mais tarde, Cameron seria derrotado pela ex-mulher na cerimônia do Oscar em 2010, quando o filme "Guerra ao Terror" de Bigelow, levou a melhor sobre "Avatar", de Cameron, e ganhou as estatuetas de melhor filme e melhor direção, fazendo de Kathryn a primeira mulher na história a ganhar a estatueta de direção.

No entanto, Cameron soube brincar bem com sua fama de difícil na série "Entourage", da HBO, onde interpreta a si mesmo em alguns episódio e satiriza sua má fama.  Cameron é um expoente comercial no cinema, sendo responsável pelos dois filmes de maior faturamento em toda a história do cinema; "Titanic" e "Avatar" utlrapassaram a faixa de dois bilhões de dólares. 

Em vista do aniversário do diretor, o iG relembra os cinco principais filmes da carreira de James Cameron, que o levaram ao status de grande diretor, apesar de sua reputação: 

"O Exterminador do Futuro" (1984)

Arnold Swarzenegger em
Divulgação
Arnold Swarzenegger em "O Exterminador do Futuro 2"

O filme que elevou  Arnold Schwarzenegger de vez ao estralato, não se esperava que o filme fosse um grande sucesso. No entanto, o longa fez um estrondoso sucesso e acabou virando franquia. Os efeitos e a tecnolgia utilizados chamaram a atenção e o filme tornou-se uma referência na inovação e ousadia. A crítica recebeu o filme de forma muito positiva e ele ainda é considerado um dos melhores de 1984.

"O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final"

Outro sucesso de público e crítica, este longa apresentou ainda mais avanços em termos técnicos e os efeitos especiais ficaram ainda mais refinados.  Foi o filme com a maior bilheteria de 1991 e da carreira de Schwarzenegger. O filme também recebeu quatro estatuetas do Oscar. 

Novelas da Globo dos anos 70 e 80 que emocionaram e marcaram época

"Alien - O Resgate"

'Alien, o Oitavo Passageiro' (1979), de Ridley Scott, mostra uma nave especial ameaçada por uma criatura alienígena
Divulgação
'Alien, o Oitavo Passageiro' (1979), de Ridley Scott, mostra uma nave especial ameaçada por uma criatura alienígena

Segunda parte de uma das mais longevas e festejadas franquias de ficção científica, "Aliens, o Resgate" consolidou o toque de Midas do cineasta. O filme recebeu sete nomeações ao Oscar, incluindo uma de melhor atriz para Sigourney Weaver. O Alien também se tornou um dos mais icônicos e marcantes do cinema internacional. 

 +  Novelas da Globo dos anos 90 cativaram o público

 "Titanic"

James cameron, Leonardo Di Caprio e Kate Winslet nos bastidores ed
Reprodução
James cameron, Leonardo Di Caprio e Kate Winslet nos bastidores ed "Titanic"

Talvez um dos maiores romances do cinema de todos os tempos, a história de Jack ( Leonardo DiCaprio ) e Rose (Kate Winslet) emocionou milhões de pessoas. Um dos maiores sucessos de James Cameron , o filme se tornou a maior bilheteria da história, sendo superado apenas anos depois por "Avatar". O filme também bateu o recorde de estatuetas ganhas na cerimônia do Oscar, levando 11. Mais tarde, esse patamar seria igualado pelo longa "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei".

"Avatar"

Avatar foi o maior sucesso de bilheteria de James Cameron
Divulgação
Avatar foi o maior sucesso de bilheteria de James Cameron

Sucesso de público, "Avatar" foi considerado um dos primeiros filmes a realmente proporcionar uma experiência 3D no cinema. O filme conta com um elenco estelar e aborda questões ambientais e foi considerado inovador no departamento tecnológico, com seus efeitos especiais de ponta. O filme ganhou três estatuetas do Oscar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.