Tamanho do texto

“Espetáculos "Não Contém Glúten” e “Projeto Brasil” sao os principais destaques, com três e duas indicações respectivamente. Confira lista

A associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) divulgou nesta terça-feira (9) a lista dos indicados para o prêmio APCA do primeiro semestre deste ano na categoria teatro. 

Regiane Alves volta ao palco com peça romântica: "Sempre vou acreditar no amor"

Bárbara Paz e Augusto Zacchi em
Divulgação
Bárbara Paz e Augusto Zacchi em "Gata em telhado de Zinco Quente"

A votação oficial dos vencedores só ocorrerá no final do ano, mas por conta do grande volume de peças de teatro que estreiam ao longo de todo o período, algumas já são pré-selecionadas. O prêmio APCA é considerado um dos mais importantes para produções culturais brasileiras e também premia projetos realizados em outros formatos, como televisão. Os principais destaques desta nomeação foram os espetáculos "Não Contém Glúten" e "Projeto Brasil", o primeiro com três indicações e o segundo com duas.

+ Peça em São Paulo discute limites e possibilidades da transgeneridade

A atriz Bárbara Paz foi votada melhor atriz por sua performance na peça "Gata em Telhado de Zinco Quente", na qual interpreta a personagem principal. De autoria do dramaturgo Tenesse Wiliams (de “Um Bonde Chamado Desejo”), a peça gira em torno dos dramas da família Pollit, que vão ficando cada vez mais evidentes e até mesmos destruidores quando todos se reúnem para comemorar o aniversário do patriarca. O espetáculo também tem em seu elenco atores como Augusto Zacchi e Zécarlos Machado . Recentemente, Bárbara passou por um momento de grande tristeza pessoal após a morte de seu marido , o diretor Hector Babenco .

A peça
Divulgação
A peça "Projeto Brasil" é a segunda mais indicada

“Não Contém Glúten” é protagonizada por Bia Seidl – também nomeada a melhor atriz – e por Pascoal da Conceição e conta a história de um casal em crise que recebe uma visita inesperada no dia mais quente do ano: um casal de amigos imaginários que só os donos da casa podem ver. "Projeto Brasil" também conta com um indicado a melhor ator em seu elenco: Rodrigo Bolzan . Esse espetáculo é descrito como “um conjunto heterogêneo de ações, performances, imagens e pensamentos articulados entre si. É pensado como uma estrutura aberta que, além de existir como proposta no presente, possibilite desdobramentos e diálogos futuros”, e é um dos projetos da Companhia Brasileira de Teatro.

"Estamos tendo uma guinada à direita, de conservadorismo", diz Cássio Scapin

"Gabriela, um Musical", baseado na obra de Jorge Amado que já foi transformada em telenovelas, recebeu apenas uma indicação, de melhor direção de teatro.

Confira a lista completa dos indicados no primeiro semestre: 

Melhor Dramaturgia 

"Sala dos professores" - Leonardo Cortez

"Cabras, Cabeças que voam, Cabeças que rolam" - Luís Aberto de Abreu 

"Não Contém Glúten" - Sérgio Roveri

Melhor Diretor/Diretora 

"Gabriela, Um Musical" -  João Falcão

"Não Contém Glúten" -  José Roberto Jardim

"Amadores" -  Leonardo Moreira

Melhor ator

"Uma Ilíada" - Bruce Gomlevsky

"Fim de partida" - Eric Lenate

"Projeto Brasil" - Rodrigo Bolzan

Melhor atriz

"Gata em Telhado de Zinco Quente" - Bárbara Paz

"Não Contém Glúten" - Bia Seidl

"O Testamento de Maria" - Denise Weinberg 

Melhor espetáculo

"Projeto Brasil"

"Sobre Ratos e Homens"

"Tragédia Latino-Americana"

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.