Tamanho do texto

iG acompanhou os adolescentes, que tiraram de letra as cenas com disciplina e profissionalismo. Filme estreia no dia 14

Na van a caminho do set de filmagem de "Carrossel 2 – Uma Aventura na cidade", a produtora falou para mim e os outros jornalistas que os 17 atores mirins que estrelam o filme há muito já não eram mais crianças. Mas aviso nenhum poderia nos preparar para o que vimos nas 6 horas em que passamos no estúdio.

+ "Carrossel 2" terá pré-estreia gratuita neste fim de semana em São Paulo

O filme estreia nesta quinta (7) nos cinemas
Divulgação
O filme estreia nesta quinta (7) nos cinemas


Logo de cara fomos levados para onde a turma gravava uma cena em um estúdio de música. As crianças da novela "Carrossel", exibida pelo SBT em 2012, agora têm cara de adolescente. Mas apesar de o mais velho ali ter 16 anos recém-completados, todos são tratados como verdadeiros adultos.

Mateus Ueta, o Kokimoto
Divulgação
Mateus Ueta, o Kokimoto

No primeiro "Corta" do diretor Mauricio Eça , o elenco parece nem se importar: a cena em que todos conversam no estúdio enquanto brincam com seus instrumentos musicais é tão natural para eles que a câmera ligada ou desligada não faz diferença alguma.

Logo somos guiados para fora, pois apenas quatro atores gravarão as próximas sequências – assim podemos fazer entrevistas com os outros atores, que reencontram as mães em uma área externa onde descansam antes de voltar para as filmagens.

À primeira vista, o elenco é de fato só um grupo de adolescentes. Com os celulares na mão, alguns gravam snapchats, ouvem música e trocam mensagens enquanto não estão dando entrevistas.

O primeiro ator com quem converso é Lucas Santos , que interpreta Paulo, e um dos mais velhos do grupo, com 16 anos. Já havíamos conversado uma vez por telefone, pouco tempo depois de ele lançar seu projeto musical. Dessa vez, Lucas já não parecia um adolescente que havia acabado de voltar da escola, dando uma entrevista entre o almoço e a lição de casa.

O elenco se diverte
Divulgação
O elenco se diverte


"Estou há quase oito anos na profissão e para mim é muito importante. Foi uma escolha minha crescer nesse meio e tenho muito orgulho disso. Se eu não tivesse escolhido esse caminho, provavelmente estaria fazendo alguma outra coisa da qual nem gosto. Eu não posso reclamar de toda a exposição porque estar na TV é uma realização pessoal."

Lucas começou na novela "Carrossel" aos 11 para 12 anos, em 2012. Assim como ele, seu personagem sempre foi o bagunceiro da turma. Mas agora os dois crescem juntos, tendo novas experiências dentro e fora do set. "O Paulo vai se envolver em uma paquera pela primeira vez e vai parar de aprontar por estar muito apaixonado. Essa é a principal mudança dele", conta.

Oscar Filho e Paulo Miklos são os vilões
Divulgação
Oscar Filho e Paulo Miklos são os vilões

Mas se a maturidade e eloquência de um dos atores mais velhos me surpreendeu, eu de fato não estava pronta para as maiores estrelas do filme: Larissa Manoela e Maísa Silva . Todos sabem que elas estão acostumadas e preparadas para dar entrevistas como gente grande. Mas o que ninguém nos avisa é que elas deixam muita gente grande no chinelo.

"Disciplina, responsabilidade e profissionalismo"

Quando chegamos no set para a segunda cena, Larissa dormia no chão, em um canto no meio dos instrumentos, enquanto Fernanda Concon a filmava para postar em seu SnapChat. A festa de 15 anos de Lari havia sido apenas dois dias antes das filmagens e ela ainda não tinha conseguido descansar direito.

A rotina de Larissa Manoela é puxada. A atriz acordava às 5h30 e ia para o set de "Carrossel" gravar cenas com o grupo da escola e com Oscar Filho e Paulo Miklos , os vilões que sequestram sua personagem, Maria Joaquina, e a mantém em cativeiro por boa parte do filme. Por volta de 16h, depois de almoçar com os colegas, Lari vai para o SBT gravar a novela "Cúmplices de um Resgate", em que interpreta as protagonistas gêmeas Manuela e Isabela.

Aysha Benelli, a Laura, e Fernanda Concon, intérprete de Alícia
Divulgação
Aysha Benelli, a Laura, e Fernanda Concon, intérprete de Alícia


"Hoje foi meu primeiro dia, eles já estão aqui há algum tempo. Mas por conta da novela e da carga horária, só consegui começar a filmar agora", conta. "Agora estou filmando aqui de manhã e a tarde gravo 'Cúmplices'. Tem que saber conciliar tudo, agora que ficou um pouco mais puxado. Tem que ter mais disciplina, responsabilidade, profissionalismo e foco para não se perder nisso."

Focada, Lari garante não se incomodar com a exposição e constante atenção da mídia mesmo tão cedo. Com suas vidas profissional e pessoal sob os holofotes o tempo inteiro, ela garante ver nisso uma oportunidade de aprender.

"Pra mim é tudo muito bacana porque consigo ver meu crescimento como pessoa e profissional. E meus fãs podem acompanhar o crescimento também", afirma. "E não vejo isso como um problema. Depois, quando for mais velha, eu vou ver toda a minha trajetória nas câmeras e acho isso muito bacana".

Elke Maravilha em 'Carrossel 2'
Divulgação
Elke Maravilha em 'Carrossel 2'

"Tudo tem seu tempo"

Na mídia desde 2005, Maisa Silva cresceu sabendo o que é ser observada de perto. Depois de surgir no "Programa Raul Gil" e ser apadrinhada por Silvio Santos , Maisinha - como é carinhosamente chamada - hoje é atriz, cantora e repórter do "Domingo Legal", depois de ter sido apresentadora de cinco programas do SBT - tudo antes dos 13 anos.

Se para alguns a ideia de crescer sob os holofotes parece assustadora, ela garante estar tirando de letra. "No começo eu não sabia como ia ser. Mas agora que estou entrando na adolescência, eu vejo que é como ser um adolescente normal, só que todo mundo vê", conta. "A exposição só seria pesada se eu deixasse me afetar e eu não deixo. Eu faço tudo como qualquer adolescente. Eu separo bem a Maísa artista infantil para a Maísa adolescente, que tem amigos e que é uma menina normal. Eu sei dividir bastante."

Mas enquanto sua postura e o tratamento que recebe podem ser de adulto, Maísa quer mesmo é ter sua própria idade. Ao lançar o clipe de sua música "Cabelo", a atriz e cantora foi criticada por não ser "sensual". A resposta dela foi justamente que era praticamente uma criança e gostaria de viver sua fase.

"Eu não esperava aquelas reações. Eu esperava que me parabenizassem pelo trabalho infantil, mas muita gente queria que eu fosse mais sensual. Então escrevi um texto falando que eu tenho 13 anos e, como artista, eu sou infantil mesmo, é a minha pretensão. Eles têm que aprender a se colocar no seu lugar, porque ninguém pode chegar para uma criança e falar que ela tem que ser sensual. Eu me posicionei bem. Meus pais sempre me disseram que tudo tem seu tempo, então eu vivo com esse lema."

Cena do filme
Divulgação
Cena do filme "Carrossel 2", que terá pré-estreia gratuita neste fim de semana em São Paulo


Brincadeira de Criança

Mas se as crianças do set parecem adultos em miniatura em todos os aspectos, os verdadeiros adultos do elenco é que acabam virando crianças.

Paulo Miklos e Oscar Filho podem ser vistos brincando com um cachorro ou pregando peças nos adolescentes ocupados com seus roteiros ou outras entrevistas. Os dois vilões do filme parecem usar o ambiente para "roubar" um pouco da juventude tão presente no estúdio, mesmo que às vezes camuflada.

Eles já conheciam todo o elenco do primeiro filme, mas garantem terem ficados surpresos com o amadurecimento das crianças em tão pouco tempo.

"É uma loucura, eles crescem à beça e eles são profissionais. Têm muita disciplina e isso é fantástico", diz Paulo. "E ao mesmo tempo eles se divertem. Aquilo que a gente tem que buscar, da brincadeira da criança, de se divertir trabalhando, é natural pra eles, então é bom estar misturado com eles, brincando junto."

Novas Aventuras

Depois de uma temporada de férias em um acampamento em "Carrossel - O Filme", na sequência os alunos da escola Mundial irão conhecer diversos pontos turísticos de São Paulo, onde se passa a nova história. Na trama, Maria Joaquina (Larissa Manoela) será sequestrada pelos vilões e dependerá de seus amigos para ser resgatada.

"Acontecem muitas aventuras que vão amolecendo o coração da Maria Joaquina aos poucos e acho que, depois de tudo, ela vai ficar mais amiga do pessoal", diz Lari. "E na verdade ela depende disso, da amizade, do companheirismo e do carinho que os amigos têm por ela, embora ela seja uma adolescente mais dificil."

Mais crescidos, muitos dos personagens começarão a lidar com temas de adolescente como mudança de visual e comportamento e até romance. Valéria, papel de Maísa, também estará enrolada em seu namoro com Davi ( Guilherme Seta ). "Ela está decepcionada com o namorado porque ele só fica no celular e não liga para ela. Ela está revoltada e vai se meter em roubada, mas no fim vai dar tudo certo", adianta a atriz.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.