Tamanho do texto

Mesmo com o menor orçamento dos útlimos anos, encontro reúne grandes nomes do cenário nacional e internacional

Depois de Clarice Lispector , até então a única mulher homenageada pela Flip, chegou a vez da poeta Ana Cristina Cesar (1952-83) ser celebrada na maior festa literária do Brasil. A carioca considerada uma das principais figuras da Poesia Marginal marcou sua geração por uma escrita que revela elementos do cotidiano e de sua intimidade.

Poeta Ana Cristina Cesar é a grande homenageada da Flip 2016
Divulgação
Poeta Ana Cristina Cesar é a grande homenageada da Flip 2016


Além de Ana C., as mulheres vêm com tudo nesta edição. O palco principal contará com mais de 40% de vozes femininas, número nunca antes atingido. E diferente do ano passado, marcado por desfalques na programação , o tradicional evento no sul do Rio de Janeiro, que tem início nesta quarta-feira (29) e vai até domingo (3), promete ser bastante concorrido e bem-sucedido.

 +  Jornalista e editor Paulo Werneck será o curador da Flip 2015

Ana Cristina Cesar
Reprodução/Tumblr
Ana Cristina Cesar

Apesar da crise econômica e orçamento de R$ 6,8 milhões, o menor dos últimos seis anos, o encontro reúne grandes autores do cenário nacional e internacional.

Entre as estrelas da 14ª Festa Literária Internacional de Paraty estão nomes como a jornalista bielorrussa e prêmio Nobel de Literatura 2015, Svetlana Aleksiévitch , o escocês Irvine Welsh , conhecido pelo best-seller "Transpotting", e a sensação norueguesa Karl Ove Knausgård , autor da polêmica série "Minha luta".

Já o jornalista Caco Barcellos , criador do Profissão Repórter, da Globo, e autor de obras como “Rota 66” e “O abusado”, irá dividir a mesa “Os olhos da rua” com o jornalista britânico Misha Glenny , autor de “McMáfia”.

Em parceira com o Clube de Autores, o iG realizará a cobertura da maratona, trazendo os melhores debates e exclusivas com medalhões da literatura. Fundado em 2009, o Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. A startup é referência no incentivo da produção literária brasileira, já que permite aos autores independentes publicarem suas obras sem tiragem mínima – sob demanda – e sem nenhum custo. Atualmente, cerca de 10% dos livros publicados no Brasil chegam às livrarias com o apoio do Clube de Autores.

Confira a cobertura completa da Flip 2016 aqui .



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.