Tamanho do texto

Cantor era atração principal do Festival de Músicas Urbanas de Anoumabo, na Costa do Marfim

Papa Wemba , cantor congolês conhecido como o rei da rumba africana, morreu aos 66 anos na noite de domingo (24). O músico sofreu um mal súbito e entrou em colapso durante sua apresentação no Festival de Músicas Urbanas de Anoumabo, na Costa do Marfim. 

Papa Wemba
Reprodução/Twitter
Papa Wemba


A causa da morte ainda não foi confirmada, mas as primeiras hipóteses apontam para a malária cerebral de que o cantor sofria e que o deixou hospitalizado em fevereiro. Principal atração do festival, Wemba cantou duas músicas durante sua última apresentação até cair no chão e ser socorrido pelos músicos da equipe. O cantor morreu antes de chegar ao hospital.

+ Aos 88 anos, morre Fernando Faro, criador do programa "Ensaio"

O momento do socorro foi registrado e compartilhado nas redes sociais por fãs que filmavam o show. O festival estava sendo transmitido ao vivo por uma TV local e mostrou quando ator caiu no palco. Logo depois, a transmissão foi cortada.

Assista ao vídeo:


Papa Wemba sofre colapso e morre no palco
Reprodução/Instagram
Papa Wemba sofre colapso e morre no palco

A organização do festival confirmou a morte de Papa Wemba e lamentou o ocorrido. "Por volta das 5h10m, Papa Wemba foi anunciado no palco. Ele cantou a primeira e a segunda músicas. Enquanto cantava a terceira, ele entrou em colapso. Eu estava seguindo o concerto ao vivo na televisão. Vi os dançarinos cercarem Papa Wemba e pensei que era uma cena para o concerto, até que vi as pessoas da Cruz Vermelha marfinense e, de repente, cortaram o sinal da televisão. Lembro-me que dez minutos mais tarde, me disseram que ele estava em tratamento intensivo. Mas 30 minutos depois eu liguei e me disseram que ele tinha morrido", disse Henry Christmas Mbuta Vokia, porta-voz de uma rádio local.

+ Morre aos 57 anos o cantor Prince

Nascido em 1949, Jules Shungu Wembadio Pene Kikumba ganhou fama após se juntar à banda congolesa Zaiko Langa Langa, aos 20 anos. Ele adotou o nome artístico de Papa Wemba e ficou conhecido como o 'rei da rumba no Congo', depois de gravar com Stevie Wonder .

Cantor é socorrido por integrantes da banda
Reprodução
Cantor é socorrido por integrantes da banda


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.