Tamanho do texto

O filme estreia nesta quinta-feira (14) e vai te levar a uma viagem nostálgica para a selva (contém spoilers!)

O live action de "Mogli - O menino lobo" (" The Jungle Book" ) chega aos cinemas nesta quinta-feira (14). Se você foi uma criança criada a base de muita Disney, sem dúvidas o filme irá trazer muitas lágrimas aos seus olhos. O longa conta com um elenco de dubladores impressionante, como Bill Murray (Baloo) e Scarlett Johansson (Kaa) na versão original, e Marcos Palmeira e Alinne Moraes na lista de nacionais. 

A atriz Lupita Nyong'o também faz parte do elenco americano de dubladores do live action
Divulgação
A atriz Lupita Nyong'o também faz parte do elenco americano de dubladores do live action


O filme conta a história de um "filhote de humano" (como é chamado pelos animais na selva) que é criado por uma matilha de lobos como se fosse um deles, e a continuação já está sendo planejada pela Disney antes mesmo da estreia do primeiro filme. Saiba alguns momentos que com certeza vão mexer com seu emocional no cinema:

1. Mogli precisa deixar a matilha e Raksha se despede

Raksha e Mogli se despedem antes do menino partir para a aldeia dos humanos
Divulgação
Raksha e Mogli se despedem antes do menino partir para a aldeia dos humanos


Quando o tigre Shere Khan descobre que Mogli, um "filhote de humano", está vivendo na selva em meio aos outros animais, ele imediatamente ameaça a vida do garoto. Logo, a pantera Bagheera não tem dúvida: o menino precisa abandonar a selva e ir viver com sua própria espécie em uma aldeia. Quando Raksha, a loba que acolheu Mogli como um filho e o criou como um deles, se despede, foi o primeiro momento em que meus olhos se encheram de lágrimas nos cinemas. "Você é meu para mim, e sempre será" foram as palavras de Raksha para Mogli.

2. Bagheera é atacado e Mogli segue caminho sozinho

Bagheera e Mogli seguem caminho após Shere Khan ameaçar a vida do garoto
Divulgação
Bagheera e Mogli seguem caminho após Shere Khan ameaçar a vida do garoto


É claro que a fuga de Mogli para a aldeia dos humanos não seria tão fácil assim. Em meio a uma chuva torrencial, o menino e Bagheera são atacados pelo tigre Shere Khan e a pantera acaba ficando para trás. Mogli segue viagem com os rinocerantes, sofre um deslizamento de terras e quase é comido vivo por uma serpente sedutora (como não poderia deixar de ser, já que ela tem a voz de Scarlett Johansson), que é quem acaba contando para o garoto o porquê de o tigre odiar tanto os humanos. Mas mesmo com toda a agonia de não saber se Bagheera conseguiu ou não sair vivo dessa, algo de bom sai de tudo isso: Mogli encontra o urso Baloo .

3. Mogli e Baloo cantam "Necessário, somente o necessário"

Mogli e Baloo recriam a cena de uma das canções mais memoráveis das animações da Disney
Divulgação
Mogli e Baloo recriam a cena de uma das canções mais memoráveis das animações da Disney


Mesmo sendo uma das cenas mais leves do filme, a carga emocional pode ser pesada para quem era familiarizado com ela na infância. A canção é das mais marcantes das animações da Disney, e o live action reinventou muito bem a cena. Sendo divertida e emocionante ao mesmo tempo, é impossível não cantar junto.

4. Mogli salva o filhote de elefante

Na selva, pode-se dizer que a representação que os elefantes tem para o restante dos animais é algo muito próximo de Deus. Eles acreditam que os elefantes criaram a selva e tudo que existe nela, se curvam quando esses animais passam e não se atrevem a encostar neles. Mesmo assim, quando um filhote cai dentro de um buraco, Mogli ajuda os animais sagrados a resgatar o bebê usando seus truques de humano. Não só essa cena, mas todo o convívio de Mogli com Baloo é muito importante para demonstrar como a vivência do garoto na selva e sua criação como lobo não só não inibiu o seu instinto humano, mas o ensinou também a usa-lo para ajudar os animais da forma que puder.

5. Baloo precisa "dar um fora" em Mogli para que ele vá viver com os humanos

Mogli, interpretado por Neel Sethi, é o único personagem humano do filme
Divulgação
Mogli, interpretado por Neel Sethi, é o único personagem humano do filme


Quando Bagheera finalmente retorna às telas e encontra Mogli e Baloo, ele conta ao urso que Shere Khan está caçando o garoto e que matou o lobo chefe da matilha em que Mogli cresceu. Com isso, Baloo se vê na difícil situação de ter que mandar Mogli embora para viver com os humanos a fim de evitar que o menino acabe sendo morto por Shere Khan. Posso dizer sem nenhuma dúvida que essa foi a cena mais emocionante e que mais partiu o coração durante todo o filme.

6. Mogli descobre que Akela morreu

Mogli encontra Louie, o aterrorizante rei dos macacos
Divulgação
Mogli encontra Louie, o aterrorizante rei dos macacos


Quando Baloo dispensa Mogli, ele acaba sendo capturado por um bando de macacos que o levam até um castelo de pedra, onde vive o rei Louie. O macaco (que é imenso, muito imenso mesmo), conta para o menino que Shere Khan dominou a terra dos lobos e matou o principal lobo da matilha, que era como um pai para o garoto. A cena é o que marca o início do último ato do longa, quando Mogli vai até a aldeia dos humanos, rouba uma tocha de fogo (chamada pelos animais de "flor vermelha") e volta à selva determinado a derrotar seu perseguidor.

7. Bagheera diz a Mogli para lutar com Shere Khan do seu jeito

Um dos principais plots da primeira parte do filme é a sensação de pertencimento que Mogli tem em meio à matilha, enquanto a segunda parte, onde encontra Baloo, trata-se sobre ele se identificar como humano e perceber que não pode fazer as coisas como um lobo, já que não é um. No entanto, Bagheera colocava muita pressão no garoto, sempre dizendo que, se ele queria viver na floresta, deveria fazer as coisas como um deles. Baloo o ajudou imensamente a aceitar a parte humana de si mesmo e seus "truques humanos". Quando o embate entre os animais da selva e Shere Khan se inicia, Bagheera vai até Mogli e diz que ele não é um lobo e não deve tentar lutar contra o tigre como um, mas sim como um humano. Novamente, meus olhos se encheram de lágrimas.

8. Mogli retorna à matilha após derrotar Shere Khan

Shere Khan, o tigre, é o grande antagonista do live action de Mogli
Divulgação
Shere Khan, o tigre, é o grande antagonista do live action de Mogli


Depois da também emocionante cena em que todos os animais entoam o ditado da matilha, Mogli derrota Shere Khan com a ajuda da selva e com maestria dos seus truques de humanos. Quando está retornando para onde todos os animais estão aguardando para saber o que aconteceu, os elefantes se curvam a ele e o garoto volta para a clareira em grande estilo. A cena traz paz (depois de passar agonia por uma eternidade!) e grande leveza, com sensação de desfecho.

O filme garante emoção, comédia, nostalgia e beleza, mesclando incrivelmente animação e live action, além de uma fotografia linda. Se você também é um grande fã da animação e ficou curioso, não deixe de conferir nos cinemas a partir desta quinta-feira (14).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.