Tamanho do texto

Arquiteta estava internada para tratar bronquite e morreu nesta quinta-feira (31) vítima de um ataque cardíaco

Morreu nesta quinta-feira (31) a arquiteta iraquiana Zaha Hadid, conhecida como a rainha das curvas. A artista morreu aos 65 anos vítima de um ataque cardíaco.

A arquiteta iraniana Zaha Hadid morreu aos 65 anos nesta quinta-feira (31)
Divulgação/Brigitte Lacombe
A arquiteta iraniana Zaha Hadid morreu aos 65 anos nesta quinta-feira (31)

Hadid estava internada em um hospital em Miami, nos Estados Unidos, para tratar de bronquite. Foi no hospital que ela sofreu o ataque cardíaco.

Nascida em Bagdá, a arquiteta estudou matemática na Universidade de Beirute, no Líbano, e começou a carreira na arquitetura em Londres, no Reino Unido.

A artista ficou conhecida como a rainha das curvas por seus projetos marcados por grandes curvas e traços peculiares. Entre suas principais obras, estão Parque Aquático utilizado nas Olimpíadas de Londres, de 2012, o Museu Riverside, em Glasgow, e a Ópera de Guangzhou, na China. No Brasil, Hadid fez uma parceira com a grife Melissa e criou uma sandália plástica em 2008.

Zaha Hadid ainda foi a primeira mulher a receber a medalha real para a arquitetura, honraria que já foi dada ao brasileiro Oscar Niemeyer, e também recebeu o prêmio Pritzker, conhecido como prêmio Nobel da arquitetura.

Veja abaixo alguns trabalhos de Zaha Hadid: