Tamanho do texto

"A Grande Aposta" faz graça da ruína da economia global e flerta com a consciência social do Oscar para triunfar

Este é filme é um dos casos mais curiosos desta corrida pelo Oscar. A Paramount só iria lançar “A Grande Aposta” no primeiro trimestre de 2016, mas Brad Pitt , produtor do longa, olhando o cenário e os filmes que se alinhavam para brigar pelo Oscar, teve a ideia de antecipar o lançamento e tentar a sorte. Trocadilhos à parte, a aposta deu certo e “A Grande Aposta” amealhou cinco indicações ao prêmio.

Christian Bale em cena de
Divulgação
Christian Bale em cena de "A Grande Aposta", filme indicado a cinco Oscars

Dirigido por Adam McKay , cujas melhores credenciais são “O Âncora” (2004) e “Os Outros Caras” (2010), o filme conta como quatro outsiders identificaram e lucraram com a bolha imobiliária americana que detonou a alarmante crise econômica de proporções mundiais em 2008.

Com uma sátira aguda do famigerado “economês”, “A Grande Aposta” embaralhou ainda mais um ano já suficientemente indeciso. O filme divide o protagonismo com os dramas “O Regresso” e “Spotlight”, mas pode se beneficiar com o charme de seu elenco peso-pesado composto por Ryan Gosling , Steve Carell , Christian Bale , Marisa Tomei e Brad Pitt .

Abaixo, o iG lista sete razões para “A Grande Aposta” ganhar o Oscar de melhor filme.

1 – É inteligente, divertido e importante. Uma combinação irresistível para qualquer filme que almeje o Oscar

2 – A ideia de que o prêmio validaria o alerta que o filme faz sobre os desmandos de Wall Street

3 – Venceu o prêmio do sindicato dos produtores (PGA, na sigla em inglês), uma das mais respeitadas prévias para o Oscar de melhor filme

4 – É um filme que valoriza muito bem os principais recursos cinematográficos (roteiro, direção, montagem e atuação)

5 – É produzido por Brad Pitt. O ator foi indicado três vezes nos últimos cinco anos como produtor e venceu em 2014 pelo filme “12 Anos de Escravidão”

6 – Combina humor e drama com agilidade e de maneira imaginativa

7 – É estrelado por atores habituados a figurarem em produções indicadas ao Oscar. Esse tipo de carimbo de qualidade sempre ajuda

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.