Tamanho do texto

Produção que mexe no vespeiro dos escândalos sexuais na igreja católica é um dos favoritos ao Oscar de melhor filme

Desde que começaram os boatos sobre que filmes estavam de fato na corrida pelo Oscar em meados de 2015, esse drama sobre como uma equipe de jornalistas deflagrou um dos maiores escândalos da história da igreja católica foi apontado como um dos principais favoritos ao prêmio. “Spotlight – Segredos Revelados” chega para a cerimônia do dia 28 preservando esse status.

Cena de
Divulgação
Cena de "Spotlight - Segredos Revelados"

Com seis indicações ao Oscar, o filme que tem no elenco e na força de sua história seus principais trunfos, é apontado como a opção mais segura para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em um ano tão indefinido.

Pertencente àquela linhagem de produções adultas que respeitam a inteligência do espectador, “Spotlight” carrega aquela aura de filme importante. Algo que costuma influenciar muitos votantes do Oscar.

Abaixo, o iG lista sete razões para que “Spotlight – Segredos revelados” ganhe a estatueta de melhor filme.

1 – Venceu o prêmio de melhor elenco no SAG e o grupo de atores compõe o maior colegiado votante da academia. Eles costumam preponderar na escolha do vencedor do Oscar de melhor filme em anos muito polarizados como este

2 – O tema sério pode balançar o coração de votantes indecisos e favorecer o filme em detrimento do grandiloquente “O Regresso” e do “difícil” “A Grande Aposta”

3 – O filme é dirigido por um ator/diretor e a academia gosta de celebrar filmes de atores que vingam como diretores como mostram os triunfos de produções como “Dança com Lobos” e “Coração Valente”

4 – Trata-se de uma produção conduzida pelo elenco. Filmes com esse perfil costumam se dar bem no Oscar como atestam as vitórias de “Crash – No Limite”, “Argo”, “O Discurso do Rei”, “Quem Quer Ser um Milionário?” e “Chicago”.

5 – O filme foi exibido nos festivais de Veneza e Toronto e foi eleito o melhor filme do ano no Critic´s Choice Awards. São credenciais acima de qualquer suspeita

6 – Apesar de filmes como “Todos os Homens do Presidente”, “Rede de Intrigas” e “Boa Noite e Boa Sorte” terem sido indicados a melhor filme, nenhuma produção com fundo jornalístico triunfou na principal categoria do Oscar

7 – É um filme mais fácil de angariar consenso do que seus principais rivais na disputa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.