Tamanho do texto

José Afonso Dé foi condenado a 60 anos e 8 meses de prisão por abuso sexual de diversos adolescentes

Antes dos créditos finais do filme " Spotlight ", uma lista com diversas cidades onde foram identificados casos de abusos sexuais de padres contra adolescentes e crianças aparece na tela. Entre elas, quatro brasileiras. Franca, no interior de São Paulo, aparece na lista por conta do padre José Afonso Dé , que carrega nove condenações.

Divulgação
"Spotlight" mostra os bastidores da reportagem que revelou centenas de casos de abuso sexual dentro da Igreja Católica

Em entrevisa ao jornal "O Estado de S. Paulo", o advogado de Dé, José Chiachiri Neto , afirmou já terem revertido sete das acusações. Agora eles esperam fazer o mesmo com as outras duas para entrar com um processo contra os produtores de "Spotlight" por lesão à honra.

O longa conta a história dos jornalistas do "The Boston Globe" que revelaram uma rede de casos de pedofilia dentro da Igreja Católica encobertados ao redor do mundo. Apenas em Boston, cidade onde se passa o filme, mais de 90 padres foram acusados.

Os casos de José Afonso Dé aconteceram em 2010 com jovens entre 12 e 17 anos, que o acusaram de beijá-los e tocar em seus órgãos genitais. Hoje com 82 anos, o padre foi afastado de atividades públicas pelo Vaticano, mas ainda atende casais no processo de evangelização em casa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.