Tamanho do texto

Rafael Yoshida é um dos 40 cineastas que dirigiram "Train Station", longa indicado ao BIFF

O cineasta Rafael Yoshida vai representar o Brasil em Berlim em um projeto inovador. Ele é parte de um grupo de 40 diretores que trabalharam no filme "Train Station" , selecionado para o Berlin Independent Film Festival (BIFF) .

Rafael Yoshida representa o Brasil no Festival Independente de Berlim
Divulgação
Rafael Yoshida representa o Brasil no Festival Independente de Berlim

O longa é fruto de um projeto inovador do estúdio Collad Feature em que cada diretor comandou um segmento do filme, gravado 25 cidades ao redor do mundo. "O filme tem o mesmo personagem, mas ele é interpretado por atores difernetes em lugares diferentes de acordo com o diretor que comanda o segmento", explicou Yoshida em entrevista ao iG .

A temática de "Train Station" casa muito bem com a produção. O longa é focado em escolhas e mostra como seria o destino do personagem com cada escolha que fizesse. "É um filme que mostra os dois lados da moeda", resumiu o cineasta paulista.

Se fazer um filme sozinho já é desafiador, participar de um projeto com outras 39 pessoas é ainda mais difícil. "São 40 pessoas com percepções diferentes, as decisões têm que passar por todos", explicou Rafael Yoshida. E o mais maluco de tudo é que poucos deles se conhecem pessoalmente, já que todas as interações são feitas pela internet.

"Train Station" ainda não tem previsão de exibição no Brasil, mas já está no circuito de festivais e deve entrar em serviços de video on demand, como o iTunes.

Por enquanto, Rafael Yoshida aproveita a divulgação de "Train Station" para promover seus proóximos trabalhos. "É sempre bom ir a festivais para fazer contatos", explicou. E o Festival de Berlim ainda será especial por um outro motivo: o paulista finalmente conhecerá pessoalmente os outros diretores do filme. "Estou muito ansioso para conhecer o pessoal", confessou.

Rafael Yoshida será correspondente do iG no Festival de Berlim e irá analisar os filmes e o clima de um dos eventos mais importantes do cinema.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.