Livro de ficção científica traz ancestralidade como força tecnológica

Rodrigo Baggio, empreendedor social e CEO da Recode, manifesta em livro ficcional o poder da internet na busca por uma sociedade mais livre e justa

Livro brasileiro traz a ancestralidade como força tecnológica
Foto: Reprodução
Livro brasileiro traz a ancestralidade como força tecnológica

Em E-Topia (Ed. Recode), romance de estreia do empreendedor social Rodrigo Baggio, a história transita entre o passado na comunidade no Rio de Janeiro e o presente na Califórnia, em uma rotina de hackathons e metaversos, A protagonista Maria acredita no poder transformador da internet para uma sociedade mais justa e livre. Negra e da periferia, a personagem desperta pela primeira vez na história a consciência de uma inteligência artificial.

Para acompanhar a narrativa, o leitor é convidado a aprofundar na experiência para além das palavras: um aplicativo de realidade aumentada foi desenvolvido especialmente para a produção e cinco histórias em quadrinhos completam a imersão no enredo. 

Recode, organização liderada por Rodrigo, beneficia mais de 1,8 milhões de pessoas em 12 países e foi a inspiração para a construção da protagonista da história.  “E-topia é uma parábola, uma história da relação de uma menina negra com a tecnologia, mas, acima de tudo, é uma reflexão sobre os maiores desafios da humanidade dos próximos anos”, explica o autor.

Empreendedor social reconhecido com mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, como UNICEF e Unesco, Rodrigo foi nomeado um dos “100 líderes do amanhã” pelo Fórum Econômico Mundial e selecionado pelos veículos internacionais CNN e Time & Fortune como uma das “Principais vozes do Desenvolvimento Econômico”. Sua estreia na literatura é mais uma oportunidade de levar o empoderamento digital aos jovens, desta vez por meio de uma ficção social.

Para pautas e sugestões: colunaquartacapa@gmail.com