Escritora Lygia Fagundes Telles
Divulgação
Escritora Lygia Fagundes Telles


A FLIMA - Festa Literária Internacional da Mantiqueira acontece desde 2018, envolvendo as quatro cidades da Mantiqueira paulista: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, e tem como curador e idealizador Roberto Guimarães.

Nas edições anteriores a feira contou com recursos obtidos via financiamento coletivo (sem leis de incentivo ou apoio de editais), e nesse ano, com acesso gratuito, a festa terá duas edições de quatro dias cada. A primeira 100% online, de 18 a 21 de março e a segunda, com possível formato híbrido, de 19 a 22 de agosto. As duas edições de 2021 foram contempladas em editais do ProAC, sendo que a edição de março será viabilizada com recursos do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.

A programação reunirá 31 convidados que atuam em campos diversos da literatura, música, artes e ciências. Entre eles nomes como Gregório Duvivier, Antônio Xerxenesky, Alice Ruiz além de participações internacionais. Ao todo serão 10 mesas e 3 saraus. A obra de Lygia Fagundes Telles, homenageada da edição, será tema de duas mesas.

“Nossa programação questiona o lugar da literatura, da arte e do debate de ideias nesse contexto de ar rarefeito. Vivemos um momento histórico agudo, em que o Brasil literalmente respira por aparelhos, sufocado entre o pandemônio político e a pandemia do coronavírus”, comenta Roberto Guimarães, curador da FLIMA.

A edição também contará com uma programação especial para as crianças. A FLIMINHA realizará 10 atividades para crianças, famílias e educadores e terá curadoria de Cristiane Tavares, mestre em Literatura e Crítica Literária e coordenadora do curso de especialização Literatura para crianças e jovens no Instituto Vera Cruz (SP).

A programação completa está disponível no site www.flima.net.br. Lembrando que para assistir aos debates ao vivo será necessário realizar uma inscrição prévia.

Para pautas e sugestões: colunaquartacapa@gmail.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!