Marcelo de Assis

O boato que assustou os assinantes do Spotify

Empresa se pronunciou sobre a inclusão de publicidade em sua versão Premium

O boato que assustou os assinantes do Spotify
Foto: Foto: Reuters / Creative Commons
O boato que assustou os assinantes do Spotify


Um boato rondou a internet apontando que o Spotify iria i ncluir publicidade em sua versão Premium . Vale lembrar que essa assinatura jamais previu circulação de propagandas enquanto o assinante utilizava a plataforma.

Com isso, o Spotify se pronunciou a respeito desta informação inverídica em sua conta oficial no X: "Há um boato circulando de que o Spotify está colocando anúncios em músicas premium. Esse boato é falso. A audição de músicas premium é e continuará livre de anúncios" .


Houve até quem ameaçasse encerrar sua conta no Spotify , se manifestando no X , quando a empresa de Daniel Eik o respondeu imediatamente: "Este boato é falso. Ouvir música premium é sem anúncios", reforçou a plataforma.

O único serviço do Spotify que manterá os anúncios é o podcast .

Não está claro como esse boato falso teve seu início, mas não é distante o pensamento de muitos criadores de conteúdo e detentores de direitos autorais que podem ter visto, neste boato, uma possibilidade real de acontecer uma mudança nos módulos de assinatura no Spotify .

Devemos observar que outros grandes serviços de streaming de vídeo introduziram anúncios em seus planos básicos de assinatura e só excluíram as publicidades em planos mais caros. Um exemplo disso é a Netflix , que em 2022 iniciou essa mudança e hoje já conta com 70 milhões de usuários globais em sua base de assinantes com anúncios.

E além da Netflix , a Disney+ e a Amazon Prime também seguiram o mesmo caminho.

Mas ainda haverá uma mudança importante nas assinaturas do Spotify no futuro.

Há um plano, nomeado Music Pro do Spotify , que deve chegar ainda em 2025 com a proposta de ser  um plano mais caro que os outros e isentos de anúncios .

A ideia seria tentar fazer com que centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, que aproveitam o Spotify em sua assinatura gratuita , migrassem para uma assinatura mensal com preço acessível.

Para se ter uma ideia do comportamento dos assinantes de plataforma de streaming, a Midia Research  divulgou um relatório nesta semana com base em um "estudo de preços de streaming" . Foram entrevistadas  2 mil pessoas nos EUA para entender quanto elas pagariam por uma assinatura Premium .

A resposta foi surpreendente.

"Pouco menos de três quartos dos assinantes de música têm algum nível de interesse em pagar pelo Supremium como um adicional. A disposição do cenário base variou de pouco mais de um quinto, com uma taxa adicional de US$ 1,99, a 10% que estariam dispostos a pagar mais que o dobro do custo de sua assinatura mensal", concluiu a pesquisa.

Isso deixa claro que haverá inúmeras possibilidades de precificar preços em plataformas como o Spotify no futuro e os especialistas envolvidos na plataforma certamente já estão estudando meios de como materializar isso no mercado.