Marcelo de Assis

O relatório sobre pagamentos que deixou o Spotify "furioso"

Duetti divulgou seu relatório anual de 2024 sobre consumo do streaming, que não caiu bem para a mais popular plataforma do mundo

O relatório sobre pagamentos que deixou o Spotify 'furioso'
Foto: Foto: Photothek via Getty Images / Creative Commons
O relatório sobre pagamentos que deixou o Spotify 'furioso'


Se existe uma coisa que sempre foi objeto de discussão na indústria musical é a arrecadação .

Na época em que o formato físico - incluindo vinil, CD e fita cassete - tangível por natureza, já causava discussões em torno de quanto um artista vendia e quanto que a indústria lucrava, imagine, então, em uma época em que a música é intangível .


É o caso do Spotify , a plataforma de streaming mais popular do planeta, que ficou "furiosa" ao conferir os dados da fintech musical Duetti , que revelou na última semana os dados de pagamentos de royalties musicais .

Nele, a Duetti c hegou à conclusão que os ganhos efeitos por plays (quando você aciona uma música para ouvi-la) estão entrando em estabilidade após anos de declínio , com valores que estavam despencando em 2% ano a ano. Hoje, essa porcentagem está bem mais alta.

Para se ter uma ideia, quando uma música recebe 1.000 plays , ela gera o valor de US$ 3,41 , de acordo com informações da Duetti .

O relatório sobre pagamentos que deixou o Spotify 'furioso'
Foto: Foto: Reprodução / Deutti
O relatório sobre pagamentos que deixou o Spotify 'furioso'


Essa taxa de transmissão, segundo o relatoria da Duetti, aponta que a Amazon Music é a empresa que mais paga por play , ficando à frente das concorrentes diretas Apple Music, YouTube e a já citada Spotify .

Outro ponto importante observado no relatório é a influência direta do TikTok na música: De 1% das faixas que se tornaram "virais" nesta plataforma vídeos, 15% delas constatam um crescimento significativo no streaming a longo prazo.

Ou seja: os fãs inserem uma faixa de um determinado artista da qual é fã em um de seus vídeos no  TikTok . Então, esse mesmo vídeo começa a viralizar. O artista, então, começa a perceber que essa mesma faixa aponta um crescimento em média de 30% no Spotify , em relação à fase pré-viral .

Foto: Foto: Reprodução / Duetti
O relatório sobre pagamentos que deixou o Spotify 'furioso'


Mas o Spotify não concordou de forma alguma com esses resultados.

O serviço de streaming explicou que as amostras de dados de arrecadação de royalties fornecidos pela  Duetti são "ridículas e infundadas" , porque entendeu que os pagamentos realizados pelo Spotify  estão mantendo as taxas do setor baixas, quando comparadas com Amazon Music, YouTube e  Apple Music .

“Essas alegações são ridículas e infundadas. Nenhum serviço de streaming paga por stream porque essa abordagem incentivaria os serviços de streaming a minimizar os streams. Isso significaria baixo engajamento, menos conexões
com artistas e pagamentos gerais mais baixos” , disse um porta-voz do Spotify como publicado no Music Ally .

“Em vez disso, adotamos a abordagem oposta. Queremos que os usuários se envolvam mais para que paguem mais – tanto permanecendo quanto escolhendo premium. Temos orgulho de ser o líder em pagamentos totais, mas isso não acontece por acidente; é por design” , reforçou.

Foto: Foto: Reprodução / Duetti
O relatório sobre pagamentos que deixou o Spotify 'furioso'


E complementou: “Além disso, não apenas contestamos os números e as 'estimativas' não atribuídas em geral, mas rejeitamos a premissa do relatório porque ela está fora de sintonia com a realidade de como a indústria funciona.”

Provavelmente, o Spotify acaba entrando em uma classificação baixa no pagamento de royalties por causa de sua  assinatura gratuita , fazendo com que esse cálculo diminua.

Até 2024, o Spotify contava com 252 milhões de assinantes premium em todo mundo , com mais de 400 milhões de usuários gratuitos . E ainda que a Duetti tenha apresentado tais resultados em seu relatório anual, a plataforma ainda é reconhecida como a maior pagadora de royalties de streaming , tanto para a indústria , quanto para os artistas e gravadoras .