Bono , vocalista da lendária banda de rock irlandesa U2 , foi agraciado no último sábado (4) com a Medalha Presidencial da Liberdade através do presidente Joe Biden .
A cerimônia aconteceu em Washington D.C. (EUA), que também laureou outros grandes nomes do cinema como Denzel Washington e Michael J. Fox , além de Anna Wintour , editora-chefe da revista Vogue .
Também houve espaço para homenagear as lendas do esporte Lionel Messi e Magic Johnson . O estilista Ralph Lauren também foi agraciado com a medalha.
Uma declaração oficial da Casa Branca informou que os vencedores da classe 2025 da premiação "fizeram ontribuições exemplares para a prosperidade, valores ou segurança dos Estados Unidos, paz mundial ou outros esforços sociais, públicos ou privados significativos" e que "o presidente Biden acredita que grandes líderes mantêm a fé, dão a todos uma chance justa e colocam a decência acima de tudo."
"Juntos, vocês deixam uma marca incrível — e digo isso sinceramente, este grupo — vocês deixam uma marca incrível em nosso país", concluiu Joe Biden , que está em seus últimos dias como presidente dos EUA.
Nascido em 10 de maio de 1960, Paul David Hewson , o verdadeiro nome de Bono , é o membro fundador do U2, além de vocalista e principal letrista da banda. O grupo nasceu em 1976 e durante os anos 1980 conquistou enorme sucesso com os seus álbuns, conquistando 22 Grammy Awards e sendo incluído no Hall da
Fama do Rock .
O U2 já produziu 15 álbuns de estúdio e estima-se que já tenha vendido mais de 170 milhões de discos em todo o mundo .