Marcelo Bandeira

Dias antes de sua morte, Léa Garcia brilhou em evento literário no Rio

Na Globo, Léa esteve no elenco de novelas como "Selva de Pedra", de Janete Clair, exibida em 1972, e "Escrava Isaura", de 1976, onde viveu a sua primeira vilã

Foto: Clarildo Menezes
Em noite íntima e emotiva, Léa Garcia autografa seu livro no Rio de Janeiro

Léa Garcia, de 90 anos, faleceu nesta terça-feira (15). A atriz estava em Gramado, onde seria homenageada pelo Festival de Cinema com o troféu Oscarito. A informação foi confirmada pelos familiares da veterana por meio das redes sociais. Estrela do cinema, teatro e TV, Léa sofreu um infarto agudo do miocárdio.

Uma semana antes, porém, ela havia se emocionado ao ser reverenciada durante a noite de autógrafos do livro "Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: A Trajetória e o Protagonismo de Léa Garcia", de Julio Claudio da Silva, realizada pela Secretaria de Cultura de Maricá, no Cine Teatro Henfil, no centro da cidade.

Foto: Clarildo Menezes
Julio Claudio da Silva e Léa Garcia autografam livros no Cine Henfil, em Maricá



Foto: Clarildo Menezes
Outro registro da noite de autógrafos do livro de Léa Garcia

Além da conversa animada e da distribuição de dedicatórias, houve também a apresentação do longa "Eu Sou Tereza de Benguela", com direção de Wavá de Carvalho. Logo em seguida, foi exibido um documentário que aborda a trajetória dela, com depoimentos de Glória Pires, Antônio Pitanga e Milton Gonçalves, entre outros nomes consagrados.

"Gostei demais do evento. Foi tudo tranquilo […] e quanto carinho! A emoção é grande. Revi algumas pessoas queridas e conheci muita gente talentosa em Maricá. Aliás, gosto demais do município, pelo trabalho em relação à Cultura, Educação e Meio Ambiente. E já revelei a minha vontade de viver aqui!", declarou, toda sorridente. <3