Por ingenuidade ou excesso de confiança, muitos internautas acabam adquirindo produtos anunciados por influencers e blogueiros e se metendo em enrascadas. Quem não se lembra do episódio envolvendo Deolane Bezerra e Tirullipa, que fizeram publiposts para a Betzord,
que oferece cursos e desenvolve robô para auxiliar quem faz apostas esportivas on-line?
Em situações mais graves, há quem use a imagem de figuras conhecidas do grande público como forma de impressionar consumidores e realizar anúncios falsos na internet. A mais recente vítima a passar por isso é Cesar Menotti, que faz dupla com o irmão Fabiano. O cantor tem sido utilizado em propagandas enganosas de venda de smartphones.
Nesse caso, pegaram um vídeo no qual ele aparece divulgando o local em que adquiriu a mercadoria, porém sem citar o nome, apenas indicando os contatos descritos no rodapé. Com isso, os criminosos adaptaram o material como se tivesse sido feito para a "fictícia" Silver iPhones.
"Estou todo faceiro com o meu novo iPhone. Vocês sabem que dificilmente recomendo alguma coisa aqui, mas vou recomendar essa loja que vou deixar marcada. Essa é top e tem tudo, tinha, inclusive, o meu iPhone 13", manifestou-se o sertanejo.
Ao ver a referida postagem, William Dolato, perito especialista em segurança digital, usou o Instagram para fazer o alerta. "Alô, César Menotti!
Corre aqui, urgente, porque a Silver iPhone está usando a sua imagem para aplicar golpes nas pessoas", começou dizendo.
Em outro trecho, acrescentou: "Pessoal, entenda uma coisa, com certeza, o César Menotti não fez a publicidade. Eles estão agindo assim desde 2021! Não existe iPhone, não existe aparelho, e não há entregas".
Ao tomar conhecimento do esquema fraudulento, o dono dos hits "Ciumenta" e "Como um Anjo" deixou um comentário informando que o seu departamento jurídico já havia sido acionado.