Diretor da TV Aparecida fala sobre a aposta da emissora no sertanejo
Durante conversa com o iG Gente, o Irmão Alan Patrick revelou que a estação televisiva "tem um olhar sensível e bom gosto para contemplar esse gênero musical"
Por iniciativa da Rádio Aparecida, o Dia do Sertanejo passou a ser comemorado anualmente em 3 de maio de 1960. De lá para cá, o segmento que abrange melodias cujo som vem da viola não para de crescer. Coincidentemente, a TV Aparecida, que também faz parte da Rede Aparecida de Comunicação, vem investindo forte em atrações que exaltam a vida do homem no campo e nas cidades interioranas do país.
Atualmente, a grade conta com o "Aparecida Sertaneja", "Luar do Sertão", "Prosa de Amigos", "Odair Terra" e "Terra da Padroeira", que tem alcançado grande audiência, chegando a ficar em terceiro lugar no ranking. Para explicar todo esse sucesso, batemos um papo exclusivo com o Irmão Alan Patrick, missionário redentorista e diretor de programação do canal. Confira agora!
1. A TV Aparecida tem hoje cinco programas voltados ao sertanejo. Por que investir tanto nesse filão?
O investimento vem de acordo com a preferência dos telespectadores. Tendo em vista que nosso público tem uma grande afinidade com o segmento, ficamos muito felizes em proporcionar, cada vez mais, uma experiência singular, trazendo para o ar tudo o que eles mais gostam de ver. Além de serem sempre sinônimos de sucesso na TV Aparecida, as atrações representam uma história da Rede Aparecida de Comunicação, desde a rádio. Aliás, a fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida são características que constituem a vivência religiosa do homem e da mulher do campo. E a programação que disponibilizamos tem um olhar sensível e bom gosto para contemplar esse gênero musical, que é parte integrante na cultura popular.
2. O crescimento de audiência que a emissora vem conquistando se deve a esse tipo de programação?
A grade da TV Aparecida é muito completa, desde os programas musicais, os de entretenimento até os religiosos. A união dessa diversidade faz com que o nosso público cresça cada vez mais e seja harmonioso. Com toda certeza, isso inclui a presença dos espectadores voltados ao sertanejo e vem nos trazendo bons frutos e muita alegria.
3. Como acha que os artistas veem esse espaço que a TV Aparecida proporciona?
Acredito que, para muitos, a emissora promove algo além de uma apresentação musical: é uma grande oportunidade. Por meio dela, abrimos portas para cantores, que, muitas vezes, não têm visibilidade na mídia e acabam sendo "talentos escondidos". Logo, possibilitar essa chance se torna ainda mais especial, tanto para os convidados quanto para nós. E, é claro, não deixando de citar que recebemos também músicos renomados de todo o Brasil, que, em suas participações, abrilhantam inteiramente os nossos palcos. Evidentemente, eles encontram aqui uma boa acolhida e evangelização, para consagrarem seu trabalho à proteção de Nossa Senhora Aparecida.
4. E os cantores procuram muito as produções para mostrar seus trabalhos?
Temos uma grande procura, além de contarmos com uma equipe de produção supercompetente, que contata e seleciona os convidados para todos os quadros e espaços que são oferecidos para as apresentações. Existem diversos artistas que iniciaram a carreira aqui na TV Aparecida e hoje fazem sucesso Brasil afora. E isso é gratificante para nós.
5. Qual o critério de escolha das atrações do "Terra da Padroeira" e dos demais sertanejos? Os novatos também têm espaço?
Aqui, na TV Aparecida, todos têm. Há apenas uma única regra: a paixão pela música sertaneja! Semanalmente, a produção convida e seleciona cantores de todo o país para participarem de nossos programas. São diversas oportunidades, já que contamos com vários quadros dentro de cada um deles.
6. Programas como o "Terra da Padroeira" e o "Aparecida Sertaneja" já lançaram cantores no mercado? Caso sim, quais?
Como foi dito anteriormente, temos, sim, diversos que começaram aqui, na TV Aparecida, e hoje são artistas de sucesso. Nomes como Adriana Sanchez, do grupo Barra da Saia, Lorena e Rafaela, Marcelo Viola e Ricardo e Os Meninos de Goiás deram os primeiros passos de uma carreira promissora dentro dos estúdios do "Aparecida Sertaneja" e do "Terra da Padroeira". Essas são, com certeza, pessoas que trazem orgulho para nós, por termos feito parte do início de suas grandes histórias musicais.
7. O "Terra da Padroeira" abriu as portas para esse estilo na TV Aparecida, está no ar desde a inauguração e é um dos de maior audiência. Como explica esse sucesso?
O "Terra da Padroeira" nasceu com a TV Aparecida, mas o estilo já preenchia os corações dos idealizadores há muito tempo. Kléber Oliveira, apresentador desde a estreia, já estava no meio artístico como locutor em programas sertanejos na Rádio Aparecida, que, inclusive, é a responsável pela criação do "Dia do Sertanejo", celebrado em 3 de maio. Hoje, a atração alcança números significativos de telespectadores, chegando a ficar em terceiro lugar dentre as grandes emissoras abertas do estado de São Paulo.
8. Todos os projetos exibidos nessa linha são de produção própria?
Não. Atualmente, temos dois independentes: "Odair Terra" e "Prosa de Amigos". Eles trazem bastante alegria ao público, fazendo a grade ser ainda mais rica e sólida, mantendo nossa missão, visão e valores; compromisso central da pauta dos programas da emissora com a família brasileira.
9. De acordo com os estudos, qual é o perfil do público da TV Aparecida?
A maioria a que nos assiste é composta por mulheres, acima de sessenta anos, geralmente de classe C. Porém, mediante cada programa da casa, conseguimos atingir diferentes pessoas, de interesses diversificados, nos vários períodos ao longo do dia da nossa grade de programação.
10. Existe a ideia de abrir ainda mais espaço para o conteúdo sertanejo na programação?
No momento, estamos felizes e satisfeitos com os atuais programas da casa, porém nunca sabemos quanto a vida pode nos surpreender, não é mesmo? Seguimos sempre atentos às preferências do nosso público, procurando deixar a TV de Nossa Senhora cada vez melhor, cumprindo a nossa missão de evangelizar por meio da arte e beleza que tocam o coração do devoto de Nossa Senhora.