O perfil de Cristina Mortágua no Instagram amanheceu nesta quarta-feira (20) anunciando a morte da ex-modelo. Foram publicadas quatro imagens diferentes em sua linha do tempo em um curto intervalo, e as legendas afirmam que ela "passou a outro plano", e que ela teria sido vítima de latrocínio. Alguns seguidores lamentaram a informação, mas há amigos que afirmam se tratar de mais uma crise de depressão e garantam que ela não tirou a própria vida. A coluna tentou contato com a ex-participante de A Fazenda e com pessoas próximas, mas até agora não tivemos nenhuma confirmação.
Na primeira publicação, em que consta a imagem de uma bolsa, o perfil divulgou: "Bom dia! Se é que se pode dizer bom dia. Gostaria de comunicar ao dr. Cristiano Merheb que a ex-paciente dele, Cristina Mortágua, faleceu, está desfigurada", escreveu.
Na segunda publicação desta manhã, o perfil anuncia: "É com difícil palavras [sic] que informamos a viagem da nossa querida Cristina para o outro plano. Infelizmente não podemos informar maiores detalhes depois do latrocínio. Seu velório será fechado. Ela preferiu ser cremada. Seu espírito precisa descansar, lutou por toda madrugada", disse na legenda da foto em que Cristina aparece ao lado de Rodrigo Lombardi.
E na terceira publicação, uma mensagem bastante confusa e desconexa: "Eu não aguento mais ser abusada sexualmente, patrimonialmente, emocionalmente, psicologicamente eu não sei mais quem eu sou eu só quero que pensem que eu morri, um perfil me roubou e como eu não tenho provas fiquei no prejuízo. Vou tomar remédios até morrer. Ele é advogado criminoso e vai virar o jogo e me colocar atrás das grades como fez com o Belo. Minha mãe é autista e eu só descobri isso agora, eu quero me cuidar e me tratar mas só através de livros. As pessoas não entendem o que eu escrevo pois ainda não estão despertas. Só isso. Não conte a ninguém. Confio em você", afirmou.
A quarta e última publicação feita até o momento repete a mensagem que consta na segunda postagem que trata de sua "morte".
Nesta última, inclusive, um seguidor consta que teria falado com Cristina: "Ela me respondeu no privado, não é verdade", disse ele, que afirmou que segundo a musa dos anos 1990 a depressão teria a motivado publicar tais conteúdos.
Publicações de madrugada
Na madrugada desta quarta-feira (20), Cristina ainda fez uma série de publicações, onde chegou a pedir ajuda ao governador do Rio, Cláudio Castro, e ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Em um dos relatos, ela fala de uma pessoa que conheceu quando estava grávida, diz que foi abusada e que sofre ameaças.
“Eu conheci ele quando estava grávida, fui levada pela minha assessora de imprensa, eu não fazia ideia do que se passava na vida profissional desse homem que dura até hoje. Minha mãe faz perguntas consideradas 'consultoria de graça' pois ele deve 10 mil reais à minha mãe que empresta dinheiro a juros, e como ela não paga os honorários dele, ele vem em cima de mim com muito jeito para não configurar abuso", declarou.
E continuou: “Eu não aceitei pois ele atende a escória do crime. Não aguento mais. @claudiocastrorj @bope.oficial @bopepmdf.oficial ele é manipulador. Está me enlouquecendo. Eu estou há três anos anos em cima de uma cama e por causa dos favores que a minha mãe pede a ele, ele me obriga a ter relações, eu bato nele se me encostar. Ele é um blefe como advogado. Eu quero denunciar, mas com todas as garantias que o governo tiver pra me dar. Eu preciso de cuidados pois fui violentada sexualmente em casa quando era pequena e hoje sou abusada de todas as formas possíveis. A minha mãe é cúmplice dele. Chamem o BOPE, eu não suporto mais. Podem vasculhar meu telefone todo. Tenho provas pra descobrir que ele comete aquele crime que persegue. Eu não estou conseguindo trabalhar, me sustentar”.
Em seguida, Mortágua fala sobre ameaças de um hater. "Pelo amor de Deus, me ajudem. Tem um hater me ameaçando. Ele ficou de consertar meu aparelho e não quer pagar. Cobrou 300 reais e mais 300 reais de amostras que não chegaram, mas eu paguei. Perdi 600 reais que está fazendo falta para o meu tratamento de síndrome de pânico e transtorno de ansiedade generalizada. Ele se fazia de bonzinho e quando chegava na fazenda se droga e me espancava. Minha mãe não acredita, ele está me 'ameaçando' com falsos comportamentos e enganando a minha mãe pois até hoje ele não pagou os 10 mil", afirmou.
"Pelo amor de Deus, socorro! Me ajudem! Ele vai me matar se eu for naquela fazenda, minha mãe me empurra pra lá, eu não vou só, se ele me dopar. Lá ele mata as mulheres pra que haja derramamento de sangue pra entidade que ele cultua. Eu não quero morrer, e ver o meu sangue servir para alimentar o mal. Ele não cuidou dos filhos, e agora quer entrar na justiça para obrigar as crianças a vacinarem. As crianças sempre foram muito bem tratados pelos pais e a avó paterna. Esse homem quer que tudo seja feito do jeito dele pois ele é viciado em cocaína e acha que tem razão de tudo. @govrj @talitagalhardo me ajuda pelo amor de Deus. Ele vai me matar. Porque eu não quero fazer as vontades dele", concluiu.
Em setembro a atriz anunciou que iria se afastar das redes sociais, pois precisaria cuidar da sua saúde mental. Em um comunicado divulgado no Instagram, a ex-modelo escreveu: "Estou vivendo um quadro de pânico que se agravou com os acontecimento da redondeza do bairro onde moro. Toda a situação de pressão é um gatilho insuportável".
Em tom de desabafo, Cristina, que mora no Rio de Janeiro, afirmou na ocasião que o momento da sua vida estaria sendo "extremamente desafiador". "Espero que esse pesadelo passe rápido", declarou.
* Texto de Lívia Carvalho
Lívia Carvalho é estudante de Jornalismo e apaixonada por cultura pop. Antes de entrar no time da coluna, foi produtora, apresentadora e repórter no programa Edição Extra, da TV Gazeta. Siga Lívia Carvalho no Instagram: @liviasccarvalho