Atores da série bíblica Reis, em exibição na Record, estão revoltados com os maus-tratos sofridos nos bastidores das instalações das produtoras Casablanca e Seriella. Um grupo procurou a coluna para denunciar uma série de calamidades, mas precariedade no refeitório é o que chama mais atenção. Eles são obrigados a se alimentar em um espaço tomado por fezes de cachorros e pombos em busca de restos de comidas. Além disso, reportaram que muitos já passaram mal por conta da péssima qualidade das refeições, e afirmam que por diversas vezes foram servidos alimentos estragados.
É importante frisar um detalhe antes de tudo: todas as novelas exibidas pela Record são produzidas pela Casablanca, que possui uma instalação gigantesca anexa à sede da emissora no Rio de Janeiro. Portanto, tudo o que diz respeito aos bastidores das produções é de responsabilidade da Casablanca e também da Seriella, produtora que atua em conjunto na realização da série Reis.
Nos vídeos que a coluna recebeu dos atores, que trabalham na figuração da série, é possível ver poças de urina de cachorros e alguns pombos sobrevoando a área em busca de restos de alimentos. Os cães, segundo os relatos das pessoas que ouvimos, são "moradores" do local e transitam livremente por lá, inclusive no espaço em que são obrigados a fazerem suas refeições.
Atores e figurantes denunciam condições precárias nos bastidores de novela da Record pic.twitter.com/u9I6aS5Bxh
— Coluna do Gabriel Perline (@ColunaDoPerline) October 2, 2023
Este espaço é frequentado somente por figurantes e dublês. Os atores famosos, que têm personagens fixos, se alimentam em seus camarins ou em outros espaços isolados, sem ter contato com os "anônimos". A refeição servida a eles tem uma qualidade diferente.
Além da falta de higiene no refeitório, os atores relataram à coluna que a qualidade da alimentação também é questionável, e afirmaram que a empresa responsável por servir as refeições tem um restaurante próprio nas imediações das instalações da produtora, e já sofreu intervenção da Vigilância Sanitária por algumas vezes.
Um dos atores que nos procuraram disse que são servidos alimentos podres e fora do prazo de validade. Muitas vezes, recebem feijão azedo, arroz queimado, frango cru e carnes impossíveis de serem comidas por estaram sujas e serem de péssima qualidade.
É frequente ver figurantes e dublês passando mal após realizarem suas refeições por conta da qualidade da comida servida. Alguns têm levado suas próprias marmitas de casa, ou sanduíches, para evitar o bandejão do refeitório.
"É horrível. Tem sujeira, alimento vencido. Tem gente que vomita, porque a carne tá podre. Só que nos dias que vão jornalistas acompanhar gravações ou tem visitas de executivos da Record, eles contratam um buffet bom e servem até churrasco", desabafou uma das fontes.
Como disse anteriormente, a Record não tem nenhuma responsabilidade sobre isso, já que toda a produção é feita pela Casablanca em parceria com a Seriella. A emissora apenas compra a obra pronta, e todas as etapas de execução --incluindo a contratação de figurantes e dublês, e também o serviço de alimentação-- ficam a cargo destas duas empresas.
A coluna procurou a Casablanca e a Seriella para darem seus posicionamentos sobre estas denúncias, mas até a publicação deste texto não recebemos suas explicações. Atualizaremos assim que se manifestarem.