Gabriel Perline

Ex-autora da Globo rejeita retorno à TV: "Não pretendo mais escrever"

Elizabeth Jhin avaliou sua saída da emissora e revelou detalhes de seu futuro

A roteirista comentou sobre sua saída da emissora
Foto: Reprodução/Globo/João Miguel Júnior
A roteirista comentou sobre sua saída da emissora

A autora Elizabeth Jhin, conhecida por escrever novelas de sucesso da Globo, revelou que não quer mais escrever nada para a líder de audiência. Após sua demissão da emissora, em 2021, a roteirista comentou pela primeira vez sobre projetos e motivos de não retornar à TV.

Em entrevista ao NaTelinha, Elizabeth explicou a decisão: "Não pretendo ter nenhum vínculo profissional com a Globo. Aliás, não pretendo mais escrever para televisão. Hoje, o escritor tem que enquadrar sua narrativa a uma série de regras ligadas a ideais políticos. São justos e necessários, mas discordo da maneira como são impostos".

A escritora iniciou sua carreira nos anos 1990, quando trabalhava como colaboradora. Posteriormente, seguiu carreira como titular e fez Eterna Magia (2007), Escrito nas Estrelas (2010), Amor Eterno Amor (2012), Além do Tempo (2015) e Espelho da Vida (2018).

Ainda que suas obras tenham sido um sucesso, nenhuma jamais foi reprisada pela Globo, e isso a incomodou. "Não sei o que acontece. Sei que as pessoas pedem muito a reprise dessas novelas. Os tempos são outros, acredito. Em certos meios intelectuais, há quase uma intolerância a esse tipo de conteúdo", explicou.

Em relação a sua demissão, Elizabeth relatou que foi uma das primeiras a ter o contrato encerrado com a emissora. "Fui uma das primeiras a entrar na lista dos demitidos, seguindo a nova política da Globo de contrato por obra. Acredito que houve uma mudança significativa de rumos na emissora e não havia mais espaço para meu tipo de trabalho", ressaltou.

"Estou curtindo muito usar meu tempo lendo, vendo filmes e séries, pesquisando e me aprofundando em assuntos que me interessam. Minha intenção é em breve escrever um livro, tenho pensado muito nisso", completou.

*Texto de Júlia Wasko
Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e encantada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko